Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em rede social, professor da UFPB dá dicas para estudantes que desejam seguir carreira acadêmica
conteúdo

Notícias

Em rede social, professor da UFPB dá dicas para estudantes que desejam seguir carreira acadêmica

Transmissões em tempo real pelo Instagram têm o objetivo de tornar o período de quarentena produtivo
publicado: 26/03/2020 19h34, última modificação: 26/03/2020 19h34
Neste domingo (29), docente discutirá como conciliar trabalho, vida social e saúde mental. Foto: Reprodução/ Instagram

Neste domingo (29), docente discutirá como conciliar trabalho, vida social e saúde mental. Foto: Reprodução/ Instagram

O professor Valdiney Gouveia, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), resolveu, desde o último domingo (22), dar dicas para estudantes que desejam seguir carreira acadêmica, por meio de live (transmissão em tempo real) na rede social Instagram.

A iniciativa tem o objetivo de tornar o período de quarentena, devido à pandemia do Covid-19, produtivo. Os encontros acontecem duas vezes por semana, nas quartas e domingos, às 20h, através do perfil do docente no Instagram (@valdiney.gouveia).

O professor comenta que os debates têm múltiplas finalidades. Por um lado, pretende compartilhar experiências, sanando dúvidas frequentes de jovens. Por outro, deseja a interação em torno de temas propositivos, tornando o isolamento social menos árduo, mais produtivo e saudável para as pessoas.

Estar em contato é algo que permite gozar de maior bem-estar, sobretudo quando compartilhamos algo que sentimos e que tem importância para os demais”, avalia Valdiney.

Segundo o docente, muito se falava nas redes sociais sobre o isolamento, porém, os internautas esqueciam de outros aspectos, sobretudo voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto, ele pensou em discutir temas que as pessoas o têm perguntado, possibilitando uma interação direta com cada uma delas em ambiente virtual.

No primeiro encontro, a temática foi sobre como publicar artigos e livros, mantendo a produção elevada. Já no segundo, o assunto foi acerca de como ser aprovado e concluir o mestrado e doutorado. Nas próximas lives, a abordagem será a respeito da saúde mental, como pensar diferente ou propor algo novo, uma teoria, além de temas que podem ser sugeridos pelos seguidores.

De acordo com o professor, o que é discutido, na maioria das vezes, não consta em qualquer artigo ou livro. “São vivências que você precisa passar por elas ou encurtar o caminho, pegando as dicas de quem teve que percorrer trilhas por vezes acidentadas, embora nem sempre necessárias”.

Para ele, a ideia é aproveitar sua experiência como docente e pesquisador. “Considerando minha trajetória, os espaços que tenho ocupado e como desenvolvi minha carreira, pensei que poderia ser interessante compartilhar com as pessoas”, esclarece Valdiney.

Inicialmente, o professor não pensava incluir outras pessoas, mas começou a haver demanda para fazer lives combinadas com colegas, favorecendo interações durante as conversas, com o propósito de ouvir diferentes pontos de vista.

O foco da iniciativa, inicialmente, era alunos de graduação. Entretanto, já na primeira live, apareceram diversos estudantes de pós-graduação, técnico-administrativos e professores interessados na docência e pesquisa.

Estou satisfeito com a repercussão. Muitas pessoas têm mandado mensagens, comentado online, sugerido temas, além de expressarem gratidão e contentamento pela oportunidade”, relata Valdiney.

Carlos Germano | Ascom/UFPB