Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Emoção marca cerimônia de outorga da Comenda Darcy Ribeiro a nove pesquisadores da UFPB
conteúdo

Notícias

Emoção marca cerimônia de outorga da Comenda Darcy Ribeiro a nove pesquisadores da UFPB

publicado: 16/12/2022 20h06, última modificação: 16/12/2022 20h18
“Ser cientista é sinônimo de paixão", afirma Luciana Scotti na Assembleia Legislativa

Foto: Angélica Gouveia

Nove pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta sexta-feira (16), a outorga da Comenda de Incentivo à Educação Darcy Ribeiro, em reconhecimento por figurarem na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Standford, dos Estados Unidos, e publicada em 10 de outubro de 2022.

A autoria da propositura foi da Deputada Cida Ramos, que presidiu a solenidade e a quem todos os pesquisadores agradeceram pela iniciativa. A condecoração visa reconhecer a relevância dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da UFPB que figuram no grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo, segundo levantamento da Standford fundamentado nas citações da base de dados Scopus e que avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos. 

Os homenageados:

Dionísio Bazeia Filho (Dep. de Física - CCEN)

Damião Pergentino de Sousa (Dep. de Ciências Farmacêuticas - CCS )

Valdir Barbosa Bezerra (Dep. de Física - CCEN)

Knut Bakke Filho (Dep. de Física - CCEN )

Maria de Fátima Agra (Dep. de Biotecnologia - CBIOTEC)

José Maria Barbosa Filho (Dep. de Ciências Farmacêuticas - CCS)

Reinaldo Nóbrega De Almeida (Dep. de Fisiologia e Patologia – CCS)

Edeltrudes de Oliveira Lima (Departamento de Ciências Farmacêuticas - CCS)

Luciana Scotti (Farmacêutica no Hospital Universitário Lauro Wanderley e professora voluntária no PgPNSB-CCS)

Representando a UFPB, a Vice-reitora Liana Filgueira compôs a mesa de honra, presidida pela autora da propositura, a Deputada Cida Ramos, ao lado da ex-reitora Margareth Diniz, do Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides, e dos professores Bagnólia Costa e Charles Gonçalves.

Segundo a Vice-reitora Liana Filgueira, a homenagem da ALPB aos pesquisadores é um reconhecimento importante, sobretudo por ser um reconhecimento da sociedade aos pesquisadores. “Nós sabemos as dificuldades que encontramos na pesquisa e hoje eles são referência mundial e levam o nome da Universidade com eles. Então é muito importante para a UFPB termos essas referências”, afirmou.

A Deputada Cida Ramos salientou que a outorga das homenagens foi aprovada pelos 36 deputados da Assembleia Legislativa, destacou que as universidades e institutos federais possuem um papel fundamental na Paraíba e que essa condecoração da ALPB com a comenda Darcy Ribeiro reconhece a contribuição e o mérito desses nove pesquisadores que colocam a instituição entre as mais representativas do país. 

“Nós formamos quadros para todas as áreas do conhecimento, seja para a esfera pública ou privada. Temos pesquisas na área de inovação tecnológica, de energias renováveis fundamentais”, disse a parlamentar, defendendo a aproximação entre os poderes e as instituições de ensino superior.

Em seu pronunciamento, Cida Ramos. “Eu me sinto honrada de poder, hoje, fazer essa homenagem, simples, singela, mas que para mim e para a Paraíba tem um valor imenso”, afirmou.  

Emoção

O momento mais marcante da cerimônia foi a entrega da comenda à pesquisadora Luciana Scotti, cujo discurso, escrito previamente, foi lido na tribuna e emocionou todo o público. Tendo sofrido um AVC que a deixou tetraplégica e muda, aos 22 anos, a comunicação da pesquisadora é feita por meio da escrita, digitando lentamente com um dedo da mão esquerda.

“Ser cientista é sinônimo de paixão. Ninguém espera ficar rico sendo pesquisador”, pontuou Luciana Scotti em seu discurso. À reportagem, ela afirmou que é gratificante ter seu esforço reconhecido. “Trabalho com pesquisa de fármaco computacional. Isso é importante porque quando se pesquisa um novo remédio, a pesquisa por computador diminui o tempo e o gasto”. Em outro trecho do seu pronunciamento lido na tribuna, ela afirmou a honra de ter seu nome em destaque junto aos nobres e admiráveis colegas. “Ser digna de tamanha honraria e conseguir chegar aqui é um orgulho, uma satisfação pessoal muito grande, e ainda mais quando a maioria das pessoas te olham e duvidam da sua inteligência, como se o simples fato de estar em uma cadeira de rodas reduzisse o QI”, afirmou a pesquisadora.

A solenidade foi bastante prestigiada por pesquisadores, diretores e vice-diretores de centros de ensino, pela ex-reitora Margareth Diniz, familiares e amigos dos homenageados.

A ex-reitora Margareth Diniz afirmou se sentir honrada em presenciar a homenagem. “O sentimento é de orgulho e de nos sentir representados por esses pesquisadores que contam a melhor história e dão o melhor exemplo de como um professor pesquisador de uma universidade pública e de qualidade se porta e se conduz ao longo de sua carreira”, asseverou.

Vários pesquisadores homenageados destacaram as dificuldades e as renúncias que os pesquisadores precisam fazer na sua caminhada e que por isso essa homenagem é gratificante.

“Eu me sinto muito feliz, é uma homenagem inesperada, mas resultado de muito trabalho de campo, junto com meus colegas e meus alunos. Estou muito feliz pela oportunidade de meu trabalho ser reconhecido, porque o trabalho do cientista é um trabalho muito solitário, longe da família”, disse a professora Maria de Fátima Agra, que conta com aproximadamente 50 anos de pesquisa.

O pesquisador Damião Pergentino de Sousa, primeiro a receber a comenda, afirmou que esse era um momento de muita felicidade. “Após anos trabalhando arduamente em ciência, gerando conhecimento, gerando recursos humanos qualificados, esse momento é bastante gratificante, e eu vejo na verdade como um estímulo para os futuros pesquisadores que também estão na universidade dando a sua contribuição e que futuramente também estarão aqui sendo homenageados”, analisou.  Em seu discurso ele agradeceu à parlamentar autora da propositura e a todos que contribuíram com as pesquisas, como alunos, servidores e a sua família.

O Prof. Valdir Barbosa Bezerra, em seu pronunciamento, também disse que o reconhecimento da Casa de Epitácio Pessoa é muito importante e indispensável, sobretudo para estimular os colegas e os jovens cientistas. Para ele, a pesquisa básica é fundamental para o desenvolvimento da ciência, pois tudo começa com a pesquisa básica. “Essa homenagem que estou recebendo agora não é minha exclusivamente, mas em função de tantos que colaboraram comigo”, esclareceu, citando alunos, colegas e os familiares.

Para o Prof. Reinaldo Nóbrega De Almeida, o sentimento com a homenagem foi de alegria e satisfação por ver um sonho realizado. “Essa propositura da Deputada Cida é um reconhecimento de um trabalho que temos feito no anonimato e que com certeza tem sua importância”, afirmou o docente.

O diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides, disse que ser pesquisador no país é desafiador pela falta de estímulo e de reconhecimento. Ele destacou, sobretudo, a relevância do pesquisador Reinaldo Nóbrega. “O senhor é um homem digno, inteligentíssimo, uma das melhores cabeças que eu já conheci, e ao qual eu sou muito grato e feliz porque o mundo lhe reconhece como bom, como ótimo, como excelente!”, disse, fazendo votos para ampliação do quantitativo de homenageados do CCS.

O pesquisador José Maria disse que o reconhecimento da sociedade é fundamental para os pesquisadores. “A sociedade é justamente a quem nós devemos uma resposta. Estamos na Universidade para responder e dar um retorno para a sociedade”, pontuou, acrescentando que se sente honrado em receber a comenda Darcy Ribeiro e de trabalhar pela ciência. “Não podemos prescindir da ciência pois ela gera desenvolvimento e tem poder de transformar um país”, disse.

De acordo com o Prof. Dionísio Bazeia Filho, “é gratificante o reconhecimento de um trabalho, de muitos anos de dedicação”. Esse ato da ALPB, segundo ele, estimula não só novos pesquisadores a desenvolver pesquisas, mas o apoio do governo para financiar as pesquisas.  

Durante a cerimônia foi destacado o fato de haver três mulheres no grupo dos mais influentes do mundo. Uma delas, a pesquisadora Edeltrudes de Oliveira Lima, apontou que o reconhecimento por dados registrados por instituições internacionais é muito bom para os pesquisadores, para a UFPB e para a sociedade como um todo. “Principalmente porque nós trabalhamos com uma área de tanta importância, que é o fármaco, que vai da botânica, passando pela química, farmacologia”, citou a docente.

O prof. Charles Gonçalves, chefe do Departamento de Física da UFPB, recebeu a comenda representando o pesquisador Knut.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB