Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Empresa Júnior de Odontologia da UFPB instala ECOPonto para descarte de escovas dentais
conteúdo

Notícias

Empresa Júnior de Odontologia da UFPB instala ECOPonto para descarte de escovas dentais

publicado: 23/09/2022 18h01, última modificação: 23/09/2022 18h02
A ação voltada à sustentabilidade busca incentivar os cuidados bucais, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente

Foto: Divulgação

A Empreendent, Empresa Júnior (EJ) vinculada ao Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Instituição, instalou o primeiro ECOPonto paraibano de descarte de escovas de dentes usadas.

O ECOPonto, um dos projetos da EJ, objetiva coletar escovas dentais usadas, visando realizar o descarte correto do material e posterior reciclagem. A ação voltada à sustentabilidade visa promover a conscientização das pessoas no que se refere à preservação ambiental e questões relacionadas especificamente à saúde bucal.  

O projeto piloto foi instalado no espaço Copa com Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no bloco Elefante Branco, no Campus I, e está disponível para o uso de toda a comunidade universitária e da população em geral.

Como explica o presidente da Empreendent e estudante de odontologia, Otacílio Araújo, os ECOPontos são contentores para coleta seletiva e voluntária de diferentes tipos de resíduos e vêm conquistando espaço em vários segmentos. 

O representante da EJ explica que o Brasil é o 4º país no mundo que mais produz lixo plástico, sendo apenas 1,28% desse material efetivamente reciclado. No que se refere à escova tradicional, esta é feita em plástico, que apesar de ser um insumo higiênico e prático de produzir e usar, é um material com alta taxa de emissão de carbono que, quando não reciclado, pode causar a degradação do meio ambiente. 

“A orientação é que a cada três meses ocorra a troca das escovas de dentes. Assim,  em um ano, cerca de quatro escovas vão para o lixo comum. Durante toda vida produzimos em média 5kg de lixo plástico apenas com nossas escovas”, explicou. 

No caso da Empreendent,  as escovas de dentes descartadas serão destinadas a reciclagem visando a criação de um produto - ainda não definido - que incentive as áreas da saúde, educação e esporte, como skates, ecobags e pranchas de surf. 

“Nesse momento, procuramos empresas e parceiros que consigam nos auxiliar na reciclagem para transformar o material coletado em um produto de fato. Então, inicialmente, pensamos em idealizar skates e pranchas de surf, mas estamos abertos às demais possibilidades”, comentou Otacílio.

Desenvolvido o produto, a EJ pretende realizar ações sociais em escolas e comunidades para distribuir o material: “Pretendemos distribuir o produto em comunidades e escolas buscando incentivar os cuidados bucais, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O objetivo do projeto não é só incentivar o descarte correto da escova dental, mas também conscientizar a população sobre o lixo que ela mesma produz. Além de, claro, trabalhar com questões relacionadas à saúde bucal”, disse, destacando a importância de realizar a troca da escova a cada três meses, mas promovendo uma odontologia cada vez mais sustentável.

Além da instalação de outros ECOPontos nos campis da Instituição e ainda a implantação de um novo espaço, previsto para ser implementado no mês de novembro, na Clínica de Odontologia da UFPB, o projeto também visa uma ampliação por toda a capital. 

“Já fechamos com outra instituição de ensino superior, mas a ideia é conseguir levar ECOPontos para mais faculdades de odontologia e outros lugares, dentre comércios, mercados, shoppings ou empresas que tenham interesse em colocar um ECOPonto em seu estabelecimento e patrocinar o projeto com sua marca. Se assim desejar, a instituição ou empresa poderá entrar em contato conosco para trabalharmos juntos a instalação e o gerenciamento do projeto”, contou o representante da EJ, Otacílio Araújo.

O projeto foi inspirado no “ECOPonto Insight”, o primeiro ponto de descarte de escovas de dentes para reciclagem do Brasil, idealizado pela empresa júnior Insight Odonto, vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que partir da observação de um projeto em Portugal buscou reproduzir a ideia, a fim de garantir pelo país, lugares adequados para descarte correto das escovas de dentes usadas. 

Quanto à importância da ação, o presidente da Empreendent explica que diante das mudanças climáticas, há necessidade de alterações em nosso modo de viver como sociedade, principalmente no que se refere ao destino correto do lixo, reutilização e reciclagem dos materiais. “É cada vez mais importante que cada um de nós tenha consciência a respeito da preservação do planeta por meio da manutenção do meio ambiente”. 

Para saber mais sobre o projeto, basta acessa o site: https://www.empreendent.com/ecoponto 

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação