Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encerramento da Semana do Servidor da UFPB é marcado por homenagem a aposentados e vacinação
conteúdo

Notícias

Encerramento da Semana do Servidor da UFPB é marcado por homenagem a aposentados e vacinação

publicado: 27/10/2022 17h35, última modificação: 27/10/2022 17h39
Com ações de saúde e culturais, o evento também recebeu a grande adesão a ação de vacinação para a comunidade

Foto: Elidiane Poquiviqui

Foi encerrada, nesta quinta-feira (27), a XV Semana do Servidor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ação promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) desde o último dia 11 de outubro, com ações nos quatro campi. Com o tema "15 anos integrando e cuidando do servidor", o evento foi concluído na Reitoria, no campus de João Pessoa, com um dia intenso de programação, que incluiu oficinas de saúde, uma ação de vacinação, uma homenagem aos aposentados, apresentações artísticas e uma feira de artesanato.  

Logo no início da manhã, as filas para vacinação no hall da Reitoria foram prova do grande interesse dos servidores em atualizar o cartão vacinal. Foram aplicadas doses dos imunizantes para Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto, Influenza e Covid-19. A ação ocorreu por meio de uma parceria com o projeto de extensão “Imuniza UFPB”, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Outras atividades relacionadas à saúde física e mental também foram realizadas ao longo do dia, também na Reitoria. Foram oficinas de promoção à saúde e câncer de mama, de pilates, de meditação, de educação emocional, de avaliação de estresse e de identificação de estressores no cotidiano. 

Também durante a manhã, no auditório da Reitoria, houve uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB, seguida de uma cerimônia de homenagem aos servidores da Universidade que já se aposentaram. Estavam presentes o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a Pró-reitora da Progep, Profa. Rita de Cássia Pereira, o coordenador de Processos de Gestão de Pessoas da Progep Fagner Oliveira, e a coordenadora do Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE) da Universidade, Profa. Antônia Ieda Oliveira.

Falando para um público de aposentados, com alguns que dedicaram 30, 40 e mesmo 50 anos à UFPB, o Reitor Valdiney Gouveia afirmou que a UFPB será sempre grata a essas pessoas. “Onde quer que a gente vá na Paraíba, e fora da Paraíba, a UFPB é conhecida e reconhecida, e vocês fizeram contribuições, e eu espero que essa Universidade não morra em vocês, no ostracismo. É importante que tenhamos trabalhadores que sejam como vocês”, declarou o Reitor, para quem a Universidade precisa de pessoas com o vigor e a entrega demonstrada por esses servidores.

A Profa. Rita de Cássia também destacou o sentimento de gratidão à categoria, pelas contribuições dadas à Universidade. “Temos o dever de homenagear vocês [aposentados], que pavimentaram a nossa jornada na UFPB. Muitos continuam contribuindo para o nosso trabalho”. 

Fagner Oliveira também destacou que esses servidores construíram os alicerces para o que a Universidade é hoje, uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo. “Na Progep, onde atendo muitos servidores, fico fascinado com as histórias que escuto de vocês [aposentados], das dificuldades que tiveram, dos desafios que venceram. Com muito engajamento e compromisso, exerceram suas atividades”, pontuou.  

O servidor e poeta José Bizerra de Macena, da Superintendência de Educação à Distância (Sead), declamou um poema autoral em homenagem ao servidor público e a cerimônia de homenagem foi encerrada com a entrega de um certificado, pelo Reitor e pela Pró-reitora da Progep, aos servidores aposentados Lídia Duarte do Nascimento e Paulo Barbosa Dias, que mais tempo tiveram de serviço prestado à UFPB.  

Lídia, que trabalhou na Instituição durante 51 anos, aposentou-se há cinco meses. Ela contou que ingressou na Universidade como estudante e, ainda aluna do curso de Ciências Econômicas, tornou-se servidora, atuando durante muitos anos como secretária executiva no Departamento de Química. 

À tarde, mais cultura durante o encerramento da programação da 15ª edição da Semana do Servidor na Reitoria, com apresentações da Trupe do Humor da Paraíba, do Balé Popular da UFPB e de dança contemporânea e danças urbanas.

* * *
Reportagem: Milena Dantas e Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Elidiane Poquiviqui/Ícaro Maia/Milena Dantas