Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro de extensão da UFPB começa nesta terça-feira (3)
conteúdo

Notícias

Encontro de extensão da UFPB começa nesta terça-feira (3)

Live de abertura do evento debaterá a inteligência artificial na ciência brasileira
publicado: 03/11/2020 19h32, última modificação: 10/11/2020 10h05
Edição deste ano contará com nova versão de app para avaliação dos trabalhos, que deve ocorrer até quinta (5). Foto: Angélica Gouveia

Edição deste ano contará com nova versão de app para avaliação dos trabalhos, que deve ocorrer até quinta (5). Foto: Angélica Gouveia

A edição 2020 do Encontro de Extensão (Enex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá início nesta terça-feira (3), às 19h, com a live “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

A transmissão, que ocorrerá pelo Youtube, no canal Portal Proex UFPB, terá a participação dos docentes Yuri Malheiros, Danielle Rousy e Thaís Gaudêncio, do Centro de Informática da UFPB.

Os professores e técnico-administrativos inscritos como avaliadores do Enex 2002 têm até quinta (5) para concluir a avaliação dos vídeos inscritos no evento, por meio do aplicativo SisEnex (Sistema de Avaliação do ENEX).

De 6 a 11 de novembro, acontecerão as e-tertúlias, rodas de diálogo para apresentação dos projetos de forma remota, em virtude da pandemia da covid-19.

Todos os avaliadores precisam baixar a versão 2020 do SisEnex e se cadastrar no aplicativo, que está disponível nos sistemas Android, IOS e na versão web.

A coordenadora de Programas de Ação Comunitária da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Marçonília Arnaud, ressalta a segurança institucional para o uso do aplicativo, que utiliza a base de dados da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Como é vinculado ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), é necessário usar as credenciais do sistema para acessar o SisEnex. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à organização do evento, pelo e-mail xxienex@academico.ufpb.br.

A coordenadora explica que a ferramenta, que vem sendo aprimorada desde 2017, quando foi criada pela UFPB, otimiza o processo de avaliação do Enex, agiliza a divulgação dos resultados do Prêmio Elo Cidadão, que contempla os cinco melhores projetos em cada área temática do evento, e é uma prática mais sustentável, já que não há mais a necessidade de impressão de aproximadamente 2,5 mil formulários para avaliação e manuais do evento.

Além disso, proporciona mais comodidade aos avaliadores, que podem realizar a avaliação dos vídeos a partir de qualquer lugar. Já as avaliações das apresentações dos projetos nas e-tertúlias – em salas do Google Meet – serão realizadas em tempo real. 

O Enex 2020 terá apresentação de projetos, por meio de vídeos e das e-tertúlias, desenvolvidos em oito eixos temáticos – comunicação; direitos humanos e justiça; cultura; tecnologia e produção; trabalho; meio ambiente; educação; e saúde.

Como o acesso ao encontro no formato remoto é restrito aos apresentadores de trabalhos e avaliadores, diferente do que ocorre na edição presencial do evento, aberto a toda a comunidade, todas as rodas de diálogo serão gravadas e disponibilizadas até o próximo mês, no Youtube, no canal Portal Proex UFPB.

* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB