Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro de iniciação científica da UFPB exibirá 183 trabalhos

Encontro de iniciação científica da UFPB exibirá 183 trabalhos

Evento on-line começará nesta segunda (26) e seguirá até sexta (30)
publicado: 23/10/2020 22h37, última modificação: 23/10/2020 22h37
Nesta 28ª edição do encontro, houve a inscrição de 1.560 estudos. A coordenação geral de programas acadêmicos e de iniciação científica da UFPB desenvolveu uma plataforma para a divulgação de todas as pesquisas. Foto: Angélica Gouveia

A 28ª edição do encontro de iniciação científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começará nesta segunda-feira (26), com o tema “Inovação em paradigmas tecnológicos a serviço das pesquisas de iniciação científica”.

A programação do evento seguirá até a sexta (30), a fim de apresentar os resultados de 183 trabalhos realizados no último ano, os melhores de 1.560 inscritos.

A abertura do encontro ocorrerá a partir das 9h, por meio do canal no YouTube da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, com palestra do professor Vladimiro Miranda, da Universidade do Porto, em Portugal, sobre o tema da edição deste ano.

As apresentações dos trabalhos terão início na terça-feira (27), com projetos de ciências exatas, agrárias, engenharias, multidisciplinares e de desenvolvimento tecnológico e inovação, mais uma live temática sobre cidades inteligentes e monitoramento da qualidade do ar, com o docente da UFPB Cleonilson Protasio.

Na quarta-feira (28), acontecerá uma mesa-redonda acerca da integração da UFPB com empresas  para a realização de pesquisas, ministrada por Renate Wellen, professora da federal paraibana.

Na quinta (29), será a vez de exibir as pesquisas de estudantes das ciências humanas, sociais aplicadas, linguísticas, de línguas e de artes. Também haverá palestra com o professor Frederico Navarro, da Universidade O'Higgins, no Chile. Ele discutirá leitura e escrita nas universidades, com o intuito de abordar as dimensões da alfabetização científica e disciplinar.

Já os trabalhos de ciências da saúde e biológicas serão apresentados na sexta-feira (30). O encontro será encerrado com a avaliação dos estudos pelos comitês interno externo.

As exibições acontecerão em salas virtuais. Cada apresentação de trabalho terá duração máxima de 20 minutos, sendo cinco para a apresentação da pesquisa através de um vídeo, dez minutos para as críticas de dois avaliadores e cinco para exposição final dos autores e dos orientadores.

A coordenação geral de programas acadêmicos e de iniciação científica da UFPB desenvolveu uma plataforma para divulgação de todos os trabalhos, resumos e vídeos. A página eletrônica possui acesso fácil e intuitivo, contendo detalhes das apresentações, lista de inscritos e programação geral do evento.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB