Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro paraibano de assistentes sociais na política de saúde acontece na UFPB
conteúdo

Notícias

Encontro paraibano de assistentes sociais na política de saúde acontece na UFPB

publicado: 19/05/2023 12h44, última modificação: 19/05/2023 12h44
Primeira edição do evento é realizado no CCJ e no CCHLA, campus I, em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

A primeira edição do Encontro Paraibano de Assistentes Sociais na Política de Saúde acontece nesta sexta-feira (19), no campus I da UFPB, em João Pessoa. Pela manhã, as atividades aconteceram no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). À tarde, será no Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

As inscrições ocorreram pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos) da UFPB. Segundo a organização do evento, são público-alvo prioritário docentes, profissionais assistentes sociais da saúde, residentes em programas de saúde/saúde mental, preceptoras assistentes sociais e supervisores/as de campo de estágio na saúde.

Para estudantes de Serviço Social, o foco são os discentes que desenvolvem estágio curricular, extensão e/ou pesquisa concentrados na área de saúde na Paraíba. Para todos os participantes que se inscreveram haverá certificação com carga horária de 12 horas.

O evento, de caráter regional, tem o intuito de fomentar o debate sobre a atuação dos profissionais de Serviço Social na política de saúde na Paraíba e para comemorar o Dia do Assistente Social, celebrado na última segunda (15).

“O assistente social atua junto às políticas públicas, nos espaços públicos, privados e ONGs. A política de saúde é um campo histórico de atuação. Assistentes sociais constituem as equipes multiprofissionais de saúde”, afirma Elisangela Inácio, coordenadora do evento e professora e pesquisadora do Departamento de Serviço Social da UFPB.

Segundo a docente, os assistentes sociais também trabalham na defesa e promoção do acesso aos direitos sociais, no acolhimento dos indivíduos, na orientação sobre os benefícios socioassistenciais, realizam o estudo social, emitem parecer social, prestam atendimento às famílias etc.

Pela manhã, aconteceu a 1ª mesa-redonda, intitulada “O trabalho do/da assistente social na rede intersetorial e na efetivação das práticas interprofissionais e colaborativas de saúde na Paraíba”. Em seguida, houve a 2ª mesa-redonda, denominada “Principais demandas e desafios no cotidiano do trabalho de assistentes sociais no processo de gestão e efetivação dos serviços de saúde”.

À tarde, no CCHLA, das 14 às 18h, ocorrerá oficina sobre opinião técnica, estudo social, parecer, laudo e perícia social, vinculada ao projeto “Educação permanente de assistentes sociais na Paraíba/ DSS/ CCHLA/ UFPB”. Às 20h, confraternização dos participantes em comemoração ao Dia do Assistente Social.

A programação completa com palestrantes, facilitadores e mediadores está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos) da UFPB. É possível acompanhar as atividades do encontro por meio do perfil da Rede Socioassistencial na PB no  Instagram, projeto também coordenado pela professora e pesquisadora do Departamento de Serviço Social da UFPB Elisangela Inácio.

* * *
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB