Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Enem 2023: preparatório Educa UFPB abre seleção para preenchimento de 60 vagas

Enem 2023: preparatório Educa UFPB abre seleção para preenchimento de 60 vagas

publicado: 23/03/2023 15h47, última modificação: 23/03/2023 15h47
Oferecido por estudantes de Medicina da instituição, curso é gratuito e destinado a alunos que estudaram na rede pública

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas, até o dia 30 de março, as inscrições para o processo seletivo do Educa UFPB, curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecido por estudantes de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação de professores do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da universidade.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, que serão preenchidas por estudantes de baixa renda oriundos da rede pública de ensino, que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram os estudos.  As inscrições devem ser realizadas até às 23h do próximo dia 30, por meio do preenchimento de um formulário online disponibilizado pelo Educa UFPB. Antes de se inscrever, o candidato deve ler atentamente os requisitos exigidos no edital.

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa consistirá em uma prova objetiva, que será aplicada no dia 1º de abril, no horário das 8h às 12h, no Centro de Ciências Médicas da UFPB, no campus de João Pessoa. Por meio de questões de múltipla escolha, serão avaliados os conhecimentos dos candidatos em Língua Portuguesa e Matemática.

Serão convocados 90 candidatos para a segunda etapa do processo seletivo, que consistirá na entrega dos documentos dos estudantes, nos dias 3 e 4 de abril, em horário a ser informado. Os estudantes deverão comparecer à sede do Centro Acadêmico Napoleão Laureano (CANAL), no Centro de Ciências Médicas da UFPB. Aqueles que não comparecerem serão automaticamente desclassificados.

Dos 90 estudantes classificados na primeira etapa, 60 serão matriculados, com a convocação de mais candidatos da lista, por ordem de classificação, em caso de não comparecimento de aprovados entre os 60 primeiros da lista.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, no horário das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 15h, no formato híbrido. Os estudantes terão monitorias e apoio pedagógico nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Monitores e assessores

O Educa UFPB também está recebendo inscrições de interessados em atuar como monitores e assessores no projeto. Podem se inscrever estudantes das diversas áreas do conhecimento e de todos os centros de ensino, por meio do preenchimento de um formulário. Os estudantes envolvidos poderão utilizar o projeto como carga horária para componentes flexíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do projeto.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins