Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe de Aerodesign da UFPB seleciona novos integrantes

Equipe de Aerodesign da UFPB seleciona novos integrantes

publicado: 03/03/2023 12h11, última modificação: 03/03/2023 12h13
Os interessados podem se inscrever até o dia 08 de março

O AeroJampa, equipe de aerodesign da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para admissão de novos integrantes até o dia 08 de março. Neste projeto, os membros precisam construir uma aeronave radiocontrolada que seja leve e consiga carregar a maior carga paga possível para competir no SAE Brasil Aerodesign, competição realizada anualmente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

São 13 vagas oferecidas neste semestre, que estão distribuídas entre as subáreas de elétrica (3), de desempenho de aeronaves (4), aerodinâmica (1), estabilidade e controle (1) e gestão (4). Os alunos que cursam engenharia ou algum curso da área de ciência e tecnologia têm preferência na seleção, exceto na subárea de gestão, para a qual podem ser admitidos estudantes de qualquer curso de graduação.

Para participar da seleção, o candidato precisa, inicialmente, preencher um formulário eletrônico. Após esta etapa, os candidatos passam por uma entrevista individual e uma dinâmica em grupo. A previsão é de que ambas as fases presenciais ocorram em 11 de março, no turno da manhã. Os inscritos serão notificados, via WhatsApp, sobre os horários, locais e outras dúvidas em até 48h antes da data prevista para a realização da entrevista e da dinâmica.

Não é necessário que os candidatos estejam em estágio avançado do curso da graduação nem tenham conhecimentos prévios em aeronáutica. “Nós, inclusive, incentivamos a entrada de membros novos dos primeiros períodos para terem melhor noção de projeto e aplicação do que é estudado nas disciplinas da Universidade”, afirma Vívian Rocha, aluna de engenharia mecânica encarregada da equipe.

Ainda segundo Vívian, a meta do AeroJampa, neste ano, é alcançar voos mais altos: ficar entre os 10 primeiros lugares, além de melhorar a colocação entre as equipes do Nordeste. Em 2022, o projeto conquistou o 19º lugar geral, competindo com 60 equipes, e em 5º lugar, se consideradas apenas as nordestinas.

Participação Feminina

Pelo quarto ano seguido, o AeroJampa foi uma das iniciativas contempladas pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) com o tema “Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através do Aerojampa”. De acordo com Vívian, o objetivo é, por meio do Programa de Bolsas da Pró-Reitoria de Extensão, “incentivar e aumentar a presença feminina nas engenharias, pois a representatividade na área ainda é pequena”. Atualmente, dos 33 membros do grupo, 14 são mulheres e algumas delas exercem papel de destaque, como a liderança e a vice-liderança.

Para saber mais sobre o projeto e também tirar dúvidas sobre a seleção, os interessados podem acessar o Instagram do Aerojampa ou enviar um e-mail para o endereço gestaoaerojampa@gmail.com.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins