Notícias
Escola de educação básica da UFPB lança guias com atividades para realizar em casa
A medida protetiva de ficar em casa, em distanciamento social, por causa da pandemia da Covid-19, impõe novos desafios que impactam substancialmente o cotidiano das famílias. Pensando nisso, a Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, neste mês de maio, ações de apoio às famílias, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem das crianças nesse período de quarentena.
O Guia de Vivências é voltado para a Educação Infantil e o Guia de Atividades para o Ensino Fundamental. “Trata-se de um apoio psicossocial e didático-pedagógico para inserção de experiências orientadas na rotina das crianças”, explica Patrícia Ramos, coordenadora-geral da escola.
Os materiais trazem orientações às famílias, com dicas e sugestões de vivências práticas que poderão, opcionalmente, ser realizadas por todos os membros da família, com foco na construção de rotinas dinâmicas e criativas para a boa convivência das crianças. Nos materiais poderão ser encontradas atividades como leituras, dicas, jogos, artes, orientações, experiências, entre outras.
A escola possui, atualmente, 225 crianças, do Infantil III até o 5º ano do Ensino Fundamental. “É um material que a gente elaborou tendo como base os nossos planejamentos e a Base Nacional Comum Curricular. Nós priorizamos atividades fáceis de fazer em casa", conta Patrícia Ramos.
Dessa vez, o tema escolhido foi família. "Todas as vivências e atividades foram pautadas por essa temática. Há indicações de leituras, de brincadeiras, telas para as crianças apreciarem, links de contações de histórias e de livros para leitura em família”.
Além dos guias, a escola tem divulgado ações no Instagram, com dicas e orientações sociais, de saúde, de nutrição e pedagógicas. “Toda a escola tem atuado na elaboração desses materiais, a fim de buscar sempre a aproximação afetiva com as famílias”. Novos volumes dos guias serão publicados mensalmente.
* * *
Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB