Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Escola de educação básica da UFPB lança guias com atividades para realizar em casa
conteúdo

Notícias

Escola de educação básica da UFPB lança guias com atividades para realizar em casa

Materiais pedagógicos têm o objetivo de facilitar aprendizagem de crianças na quarentena
publicado: 14/05/2020 16h45, última modificação: 14/05/2020 16h46
Cadernos têm indicações de leituras, de brincadeiras e de artes. No perfil da escola no Instagram, há orientações sociais, de saúde, de nutrição e pedagógicas. Arte: Cláudia Lima e Emily Nascimento

Cadernos têm indicações de leituras, de brincadeiras e de artes. No perfil da escola no Instagram, há orientações sociais, de saúde, de nutrição e pedagógicas. Arte: Cláudia Lima e Emily Nascimento

A medida protetiva de ficar em casa, em distanciamento social, por causa da pandemia da Covid-19, impõe novos desafios que impactam substancialmente o cotidiano das famílias. Pensando nisso, a Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, neste mês de maio, ações de apoio às famílias, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem das crianças nesse período de quarentena.

Guia de Vivências é voltado para a Educação Infantil e o Guia de Atividades para o Ensino Fundamental. “Trata-se de um apoio psicossocial e didático-pedagógico para inserção de experiências orientadas na rotina das crianças”, explica Patrícia Ramos, coordenadora-geral da escola.

Os materiais trazem orientações às famílias, com dicas e sugestões de vivências práticas que poderão, opcionalmente, ser realizadas por todos os membros da família, com foco na construção de rotinas dinâmicas e criativas para a boa convivência das crianças. Nos materiais poderão ser encontradas atividades como leituras, dicas, jogos, artes, orientações, experiências, entre outras.

A escola possui, atualmente, 225 crianças, do Infantil III até o 5º ano do Ensino Fundamental. “É um material que a gente elaborou tendo como base os nossos planejamentos e a Base Nacional Comum Curricular. Nós priorizamos atividades fáceis de fazer em casa", conta Patrícia Ramos.

Dessa vez, o tema escolhido foi família. "Todas as vivências e atividades foram pautadas por essa temática. Há indicações de leituras, de brincadeiras, telas para as crianças apreciarem, links de contações de histórias e de livros para leitura em família”.

Além dos guias, a escola tem divulgado ações no Instagram, com dicas e orientações sociais, de saúde, de nutrição e pedagógicas. “Toda a escola tem atuado na elaboração desses materiais, a fim de buscar sempre a aproximação afetiva com as famílias”. Novos volumes dos guias serão publicados mensalmente.

* * *
Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB