Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Escola Técnica de Saúde da UFPB cria espaço de convivência e planeja novo curso

Escola Técnica de Saúde da UFPB cria espaço de convivência e planeja novo curso

publicado: 04/03/2021 19h32, última modificação: 05/03/2021 09h16
Vice-reitora visita laboratório especializado em próteses para pacientes mutilados
(Da esq. p/ dir.) Diretora da ETS Maria Soraya Franco, Vice-reitora Liana Filgueira, Profa. Cacilda Chaves e Assessora de Comunicação Aline Lins (Ascom/UFPB)

A Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a nova gestão da Universidade, criou um espaço de convivência destinado aos alunos e pretende implantar o curso técnico de Saúde Bucal. A Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, visitou, nesta quinta-feira (04), as instalações e ouviu as demandas de investimentos na unidade.

De acordo com a diretora da ETS, Profa. Maria Soraya Pereira Franco Adriano, o espaço de convivência da unidade, que está em fase de implantação, é um espaço de humanização, um ponto de apoio para os estudantes, para sua interação com alunos de outros cursos, para alimentação, e com isso se evita também aglomerações dentro da escola.

Já a proposta do novo curso técnico de Saúde Bucal, que está em processo de implantação, aguarda aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Atualmente, a ETS possui quatro cursos, que são os cursos técnicos em Prótese Dentária, Enfermagem, Análises Clínicas e Cuidados de Idosos.

Entre as demandas da ETS à Reitoria da UFPB, a Profa. Maria Soraya citou a necessidade de uma impressora 3D específica para produção de próteses para pacientes com mutilações, público-alvo do Laboratório de Prótese Dentária do Curso Técnico em Prótese Dentária da ETS, coordenado pela Profa. Cacilda Chaves.

A ETS é formada por 44 docentes e 26 técnicos administrativos. Atualmente, ela possui 574 alunos presenciais e, aproximadamente, 1.200 alunos na modalidade a distância (na modalidade FIC – Formação Inicial e Continuada).

A Profa. Liana também verificou a adequação dos espaços, incluindo laboratórios e auditório, para o futuro retorno das atividades presenciais, no que se refere a questões como a sinalização conforme preconizam as normas de biossegurança, organização dos ambientes para garantia do distanciamento social e medidas de prevenção e segurança visando a redução de contágio e disseminação da covid-19.

A gestão da UFPB se comprometeu a fazer o máximo esforço para o atendimento às necessidades solicitadas pela ETS, visando seu fortalecimento nas três esferas da Universidade – ensino, pesquisa e extensão. A Profa. Liana parabenizou o trabalho da Profa. Cacilda diante de sua importância junto à sociedade. Ela também parabenizou a Profa. Soraya por sua excelente administração junto à Escola Técnica de Saúde.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia