Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Escola Técnica de Saúde da UFPB fará adesão à Bolsa Formação visando a oferta de mais cursos gratuitos

publicado: 20/08/2021 17h46, última modificação: 20/08/2021 17h54
Diretoria da ETS participou de reunião no MEC, com objetivo de fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), vai participar da "Linha de fomento Bolsa Formação”, lançada pelos ministérios da Cidadania e da Educação dentro do “Qualifica Mais Progredir”, visando a oferta de cursos de qualificação gratuitos para formar microempreendedores individuais.

A diretora da Unidade Profissional e Tecnológica Escola Técnica de Saúde da UFPB, Profa. Soraya Pereira (ETS/UFPB), participou, no último dia 11, de reunião na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), no MEC, em Brasília, com o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, e os membros da Diretoria do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) - Prof. Zilmar Rodrigues (UFRN), Prof. David Farias (ETA/UFAL) e a docente da UFPB, Profa. Soraya Pereira. objetivo do encontro foi fortalecer a Rede Federal em que as Escolas Vinculadas às Universidades fazem parte, com a promoção e fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica.

O intuito da visita foi estreitar os laços entre a Setec, Condetuf e a UFPB para proposituras de fortalecer o ensino profissional e tecnológico da rede e da nossa instituição, do nosso Estado”, informou a Profa. Soraya Pereira.

Os municípios a serem atendidos e os limites máximos e mínimos de vagas a serem pactuadas por municípios devem refletir a concentração do Programa Bolsa-Família, de acordo com o MEC. Assim, segundo esclareceu a Profa. Soraya Pereira, os municípios que podem ofertar proposituras são aqueles que têm número elevado de pessoas assistidas por Bolsa Família. “Somente três municípios de todo o estado da Paraíba foram contemplados, João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita, e a ETS é uma das unidades da rede federal da Paraíba que ofertará essa nova bolsa formação. Agora, a ETS avaliará, com a equipe gestora, quais os cursos que ofertaremos para poder fazer a adesão”, explicou a diretora da ETS.

De acordo com o Ministério da Cidadania, os cursos serão ofertados a jovens acima de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e que residam em uma das cem cidades prioritárias indicadas pelo Ministério da Cidadania.

Nesta primeira etapa que acontece até setembro, o MEC abriu o prazo para a adesão das instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (RFEPCT) com cobertura nas cidades prioritárias que aderirem à linha de fomento.

Serão 23,5 mil vagas ainda em 2021, por meio da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, do Ministério da Educação. As aulas começam em 2022, na modalidade presencial, com carga de 160 horas. A meta é alcançar mais de 65 mil pessoas, com um investimento do Governo Federal superior a R$ 37 milhões.

Reportagem e Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia