Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB apresentará projeto para descarte de resíduos eletroeletrônicos em fórum da ONU
conteúdo

Notícias

Estudante da UFPB apresentará projeto para descarte de resíduos eletroeletrônicos em fórum da ONU

Iniciativa realiza palestras de conscientização nas escolas públicas de João Pessoa
publicado: 20/11/2020 23h28, última modificação: 22/11/2020 20h15
As experiencias exitosas do projeto de extensão da UFPB serão compartilhadas pelo estudante Daniel Ribeiro dos Santos, do curso de Engenharia Elétrica, no Fórum de Genebra, na Suíça, entre os dias 7 e 11 em dezembro. Crédito: Daniel Ribeiro dos Santos

As experiencias exitosas do projeto de extensão da UFPB serão compartilhadas pelo estudante Daniel Ribeiro dos Santos, do curso de Engenharia Elétrica, no Fórum de Genebra, na Suíça, entre os dias 7 e 11 em dezembro. Crédito: Daniel Ribeiro dos Santos

O estudante Daniel Ribeiro dos Santos, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve seu resumo aceito para o 12º Fórum de Genebra, na Suíça. O evento será realizado entre os dias 7 e 11 de dezembro, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião, o estudante da UFPB compartilhará as experiencias exitosas do projeto de extensão para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos em João Pessoa. O objetivo principal da iniciativa é realizar palestras de conscientização nas escolas públicas da capital paraibana.

Além disso, o projeto trabalha no reaproveitamento desses resíduos eletroeletrônicos para a produção de materiais didáticos para as unidades de ensino participantes da iniciativa e para o Laboratório de Controle e Automação (LAC) da UFPB, localizado no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), no campus I, em João Pessoa.

“Também ministramos oficinas para a associação de catadores da cidade, sobre manejos de resíduos de informática. Nas escolas, instruímos os alunos para produzirem pequenos aerogeradores com os resíduos”, explica o professor e orientador do projeto, Ademar Virgolino da Silva.

O Fórum de Genebra visa a divulgação de projetos especialistas no desenvolvimento sustentável e na paz e promoção de trabalhos feitos em comunidades e que podem servir de exemplo para outros países. “É uma forma de divulgação global do projeto”, conta o docente da federal paraibana.

A apresentação seria presencial, em 7 de dezembro. Porém, devido à atual crise sanitária causada pela pandemia da covid-19, todas as comunicações orais ocorrerão através de videoconferência. Agora, a do Daniel Ribeiro dos Santos será em 9 de dezembro.

Atualmente, ele mora na França, por conta de intercâmbio, no âmbito do programa Brafitec, que apoia a capacitação de estudantes de engenharia no país europeu. Ademar Virgolino da Silva adianta que o estudante da UFPB recebeu o comunicado de que já foi aceito para o mesmo fórum em 2021.

O grupo de que Daniel Ribeiro dos Santos fez parte no projeto de extensão da UFPB mantém parceria com as escolas de João Pessoa e com a empresa Ecobras, que é responsável por coletar os resíduos eletrônicos na cidade e dar a eles a destinação adequada. Devido à pandemia, as atividades para produção de vídeos didáticos estão sendo feitas de forma on-line.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 80% do lixo eletrônico produzido no mundo não é reciclado. Um estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) identificou que a indústria eletrônica, uma das maiores e que mais crescem no planeta, gera, a cada ano, até 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico, de bens como computadores e celulares smartphones.

É possível acompanhar as ações do projeto de extensão da UFPB por meio de canal no YouTube, de perfil no Instagram e de página no Facebook.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB