Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB desenvolve Design Instrucional para curso de capacitação do CRM-PB

publicado: 22/07/2021 18h17, última modificação: 26/07/2021 20h13
O material tem como público-alvo os médicos que atuam na linha de frente da Covid-19

Foto: Angélica Gouveia

O aluno concluinte do Departamento de Mídias Digitais (DEMID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gibran Galdino Melo, criou o Design Instrucional (DI) de um curso elaborado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), com o tema Intubação, Manejo das Vias Aéreas, Ventilação Mecânica Protetora e Interpretação de Gasometria. O treinamento capacitou, inicialmente, 72 médicos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais referência em João Pessoa que atuam no tratamento da Covid-19. São quatro vídeos que estão disponíveis no canal do Youtube do CRM-PB.

Gibran nos conta que teve a oportunidade de cursar a disciplina de DI e que a partir de então desenvolveu o projeto como tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “O treinamento de intubação gravado no início da pandemia foi fruto de uma solicitação do então presidente, Dr. Roberto Magliano, que gostaria do registro das aulas do treinamento. Eu não tinha nada além de duas webcams, meu celular, dois notebooks e a vontade de produzir algo relevante com os recursos que tinha. Resolvi aplicar os conceitos para elaborar a matriz instrucional dos vídeos produzidos”, afirma o estudante.

Gibran, além de aluno do DEMID, trabalha no CRM-PB há 15 anos, percorrendo diversas funções que vão de estagiário de informática a funcionário comissionado da autarquia. Ele reconhece a importância desse trabalho para sua vida acadêmica e profissional e como ele contribui de forma significativa para o trabalho dos médicos que atuam na linha de frente da Covid-19.

Tudo o que foi desenvolvido até o momento está sendo uma experiência fantástica. Academicamente vislumbro a possibilidade de desenvolver meu TCC satisfatoriamente. No âmbito profissional só veio a somar, principalmente pelo reconhecimento e o progressivo investimento em equipamentos de mídias para poder desenvolver novos projetos”, concluiu o estudante.

Design Instrucional é o nome dado à engenharia pedagógica, em que se desenvolvem projetos de ensino na área de educação, tecnologia, comunicação, produção e gestão. A profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Ascom/UFPB