Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB vence prêmio nacional de literatura

Estudante da UFPB vence prêmio nacional de literatura

publicado: 05/12/2022 12h56, última modificação: 06/12/2022 09h25
Conto Os Sinos de Santo Antão foi o melhor na categoria narrativa curta de terror

Foto: Divulgação

O aluno do curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Lucas Freitas Andrade conquistou o 1º lugar na categoria narrativa curta de terror do V Prêmio ABERST de Literatura 2022, promovido pela Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST).

Naquele que foi seu primeiro prêmio na área de literatura, ele estreou com o conto "Os Sinos de Santo Antão", sobre uma rezadeira que tenta se proteger de um ataque sobrenatural que atinge a cidade onde mora. Foi classificado entre os 36 semifinalistas em sua categoria história curta de terror, vencendo a competição entre os três finalistas.

Para buscar inspiração para escrever, Lucas, que sempre teve gosto pelos livros e tem J. R. R. Tolkien como um de seus autores preferidos, também é ávido consumidor de quadrinhos e de cinema.  “Eu sempre tento consumir de tudo, em todas as áreas. Acredito que é nessa mistura de fontes, referências e áreas diferentes que surgem as melhores criações”, contou Lucas.

E por falar em mistura de referências, o concluinte do curso de graduação em Comunicação em Mídias Digitais na UFPB, que também é desenhista, já começa a dar relevo à forma de expressão que melhor o define, em sua opinião: um autor de literatura fantástica.

A premiação

O Prêmio ABERST de Literatura 2022 foi concedido a obras inéditas – inscritas em nove categorias distintas, entre elas a de narrativa curta de terror – que foram publicadas entre julho e dezembro de 2021, em língua portuguesa e de autoria de brasileiros natos ou naturalizados.

Os trabalhos enviados foram analisados por um júri selecionado por membros do Conselho ABERST. Lucas e os autores das obras vencedoras das outras categorias receberam um troféu (em formato de caveira) e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 250,00.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins