Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes capacitados pela UFPB dominam Olimpíada Paraibana de Informática

Estudantes capacitados pela UFPB dominam Olimpíada Paraibana de Informática

62 alunos de Areia conquistaram todas as medalhadas para escolas públicas
publicado: 07/06/2019 18h14, última modificação: 07/06/2019 19h00
Provas foram realizadas em 4 de maio. Crédito: Divulgação

62 estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas das Zonas Rural e Urbana de Areia, no Brejo Paraibano, capacitados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ganharam todas as medalhas da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) para escolas públicas.

Os alunos concorreram nas categorias “Iniciação 1”, referente ao Ensino Fundamental 1 (1° ao 4° ano), e “Iniciação 2”, do 5° ao 8° ano do Ensino Fundamental 2. A premiação ocorrerá em 11 de novembro, no teatro da UniFacisa, em Campina Grande, a partir das 17 horas.

De acordo com a professora do Centro de Ciências Agrárias da UFPB Márcia Miranda, responsável pelo projeto de extensão, 217 estudantes participaram do treinamento neste ano. Desde a primeira edição da iniciativa, em 2013, aproximadamente 1.110 alunos foram capacitados. Ao todo, 280 foram laureados nesse intervalo de tempo, no âmbito estadual.

Em média, dez escolas participam do projeto a cada ano. Novas turmas serão abertas em fevereiro de 2020. Poderão participar estudantes de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental de Areia.

“Devido às limitações da quantidade de instrutores da equipe do projeto, as aulas preparatórias são oferecidas para discentes carentes, em situação de vulnerabilidade social”, explica a coordenadora.

As aulas preparatórias são realizadas nas próprias escolas interessadas. Os dias e horários dependem da disponibilidade das unidades de ensino, das atividades dos alunos e dos horários dos instrutores. Neste ano, por exemplo, na maioria das escolas, as aulas se concentraram mais no turno da tarde.

Mais conhecimento e autoestima

Esta é a 7° edição do projeto de extensão. Apesar de a OPI ter três categorias de participação - Iniciação (níveis I e II), Programação e Superior, a iniciativa foca nos níveis I e II de Iniciação, ao trabalhar com alunos do Ensino Fundamental, devido à análise da demanda existente na cidade.

Márcia Miranda relata que “há um planejamento do cronograma a ser executado, treinamento de instrutores, inscrições dos alunos interessados, ministração de aulas preparatórias, aplicação de simulados e, enfim, a prova, que é aplicada numa data determinada pela coordenação geral da olimpíada”.

Segundo a professora, o projeto tem o intuito de despertar nos alunos o interesse por raciocínio lógico, matemático e de informática, por meio de atividades que envolvem desafios motivadores e competição saudável.

Para ela, esta competição também permite que os competidores possam conhecer, de forma mais abrangente, a carreira na área. “A olimpíada almeja que os estudantes melhorem seus desempenhos em disciplinas como Matemática, Ciências e Português. Por isso, ensinamos e estimulamos processos de interpretação de textos”.

O conhecimento adquirido durante preparação, conforme a docente, “é valioso tanto para formação dos estudantes quanto para a melhoria da autoestima deles”. O projeto não tem financiamento. Mais informações através do telefone (83) 3362.1700.

Pedro Paz | Ascom/UFPB