Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB arrecadam R$ 150 mil para ações de combate à Covid-19

Estudantes da UFPB arrecadam R$ 150 mil para ações de combate à Covid-19

Recurso doado pelo MPT-PB será usado para testagem, produção e compra de EPI e material de higiene
publicado: 22/04/2020 17h22, última modificação: 22/04/2020 17h22
Campanha continua com Vaquinha Virtual, para aquisição de máscaras, luvas, material de higiene e comida para comunidades carentes. Arte: Reprodução/Divulgação

Um grupo de 15 alunos do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) arrecadou R$ 150 mil para ações de combate à Covid-19, por meio da campanha “Direitos Humanos em Ação Solidária”.

O recurso, doado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e proveniente de multas por infrações trabalhistas, será destinado à compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras N95, toucas, batas e aventais impermeáveis, e materiais de higiene  para profissionais da área de saúde que estão na linha de frente contra a pandemia.

Além disso, o dinheiro será usado para aquisição de duas novas cabines para testes da Covid-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB) e de duas impressoras 3D para impressão de máscaras protetoras faciais pelo Laboratório de Fabricação Digital, em João Pessoa.

Mislene Santos, uma das estudantes, observa que muitos profissionais da saúde estão sendo contaminados devido à falta de equipamentos de segurança ou ao uso de materiais não adequados. A professora da pós, Marlene França, afirma que a campanha continua.

Nós mantivemos a campanha porque o objetivo não era tão somente arrecadar recursos, mas sensibilizar as pessoas da importância desse tipo de ação. Queremos mostrar que a universidade não está restrita à produção acadêmica, de ensino e de pesquisa. Ela está consciente de seu papel social. Uma ação desta natureza dará visibilidade à importância da universidade pública neste cenário”, avalia a docente.

De acordo com a professora, as cabines, que custam mais de R$ 48 mil cada, serão instaladas, inicialmente, para testagem em massa dos profissionais de saúde e, posteriormente, utilizadas para processar amostras coletadas no Estado. Os EPIs serão divididos entre o Hospital Universitário e outras unidades de saúde paraibanas, com a ajuda do Conselho Regional de Medicina da Paraíba.

De acordo com o procurador do trabalho Eduardo Varandas, em momentos de calamidade pública, o poder público e a sociedade civil organizada devem se unir para prevenir e minimizar os efeitos tão nocivos da pandemia. “Gestos como este levam a crer que a solidariedade ainda é o signo indelével que marca a raça humana e a nossa existência”.

As doações podem ser feitas por meio de uma vaquinha virtual, que não contabilizou a doação do MPT-PB por ela ter excedido as expectativas. “O objetivo, agora, é adquirir itens que esse recurso do MPT-PB não poderá custear, como material de higiene, gêneros alimentícios, máscaras e luvas para distribuir junto à comunidade carente”, adianta Marlene França.

A campanha conta com o apoio da Defensoria Pública da Paraíba, da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba, da Pastoral Carcerária da Paraíba, do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado da Paraíba e da Associação dos Docentes da UFPB. Mais informações pelo e-mail acaosolidaria.dh@gmail.com.

Ascom/UFPB