Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB concorrem em prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica
conteúdo

Notícias

Estudantes da UFPB concorrem em prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica

publicado: 14/04/2021 13h44, última modificação: 14/04/2021 13h59
Os três representantes foram escolhidos pela Universidade entre os premiados no Enic 2020

Foto: Angélica Gouveia

Três alunos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão concorrendo ao 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2021, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para contemplar bolsistas dos Programas de Iniciação Científica/Tecnológica em instituições de ensino superior brasileiras.

Os alunos Eduardo Henrique Lima Batista, do curso de Medicina, e Iana Vitoria de Souza Oliveira, do curso de Farmácia, foram indicados para representar a Universidade como bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Já o estudante Maycon Fagner de Oliveira Meneses, do curso de Engenharia de Energias Renováveis, vai concorrer como bolsista do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

Eles foram selecionados pela Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, entre os 18 melhores estudantes premiados na última edição do Encontro de Iniciação científica da UFPB (ENIC), realizada de forma virtual em outubro de 2020.

Segundo a coordenadora de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, Profa. Fátima Vanderlei, foi realizada uma rigorosa triagem para se chegar aos nomes indicados pela UniversidadeEla explicou que os representantes preencheram todos os critérios estabelecidos pela premiação para a indicação dos bolsistas – obtiveram o 1º lugar em suas áreas no ENIC 2020, possuem os melhores Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA)não têm reprovação em seus históricosalém de terem publicações científicas nas respectivas áreas.

Na 18ª edição do prêmio do CNPQ, serão contemplados até seis bolsistas de Iniciação Científica/ Tecnológica, premiações distribuídas nas seguintes grandes áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A premiação inclui, para cada agraciado, um valor de R$ 7 mil; uma bolsa de mestrado ou de doutorado no país; uma passagem aérea e hospedagem para participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho de 2021. Os orientadores coorientadores dos bolsistas agraciados receberão certificados.

O resultado da premiação será publicado pelo CNPq até o dia 15 de junhoO regulamento para participação e demais informações estão disponíveis no site da premiação.

 

Conheça os três bolsistas da UFPB indicados ao Prêmio

 

Grande área: Ciências da Vida

Estudante: Eduardo Henrique Lima Batista

Bolsa: PIBIC

Curso: Medicina

Orientadora: Gilka Paiva Oliveira Costa

Centro de Ciências Médicas/CCM

 

Grande área: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Estudante: Iana Vitoria de Souza Oliveira

Bolsa: PIBIC

Curso: Farmácia

Orientador: Ércules Epaminondas de Sousa Teotônio

Centro de Ciências Exatas e da Natureza/CCEN

 

Grande área: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Estudante: Maycon Fagner de Oliveira Meneses

Bolsa: PIBIT

Curso: Engenharia de Energia Renováveis

Orientadora: Kelly Cristiane Gomes da Silva

Centro de Energia Renováveis/CEAR

* * *
Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia