Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB criam empresa de consultoria para produtor rural

Estudantes da UFPB criam empresa de consultoria para produtor rural

Serviço aproxima futuros profissionais do mercado de trabalho
publicado: 17/03/2020 19h23, última modificação: 17/03/2020 19h25
Em Esperança (PB), no semiárido paraibano, projeto viabiliza implantação de palma forrageira para alimentação animal. Foto: Divulgação

Seis alunos de graduação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus II, em Areia (PB), criaram a RURAL – empresa júnior de Agronomia, Zootecnia e Veterinária para prestar serviços a pequenos e médios produtores.

O principal objetivo da empresa júnior é incentivar a prática da profissão, aproximando os alunos do mercado de trabalho. Assim, é possível elaborar projetos de consultoria e atender à demanda interna e externa, de acordo com o perfil profissional de cada um.

Entre as ações desenvolvidas pela empresa, um contrato com um agropecuarista do setor de caprinocultura do município de Esperança, no semiárido paraibano, está possibilitando ao grupo desenvolver projetos com vistas à implantação de palma forrageira para alimentação de animal e reformas de construções para pecuária.

Segundo Bismarck Gonçalves, aluno do curso de Agronomia da UFPB e diretor de Marketing da Rural – Empresa Júnior dos alunos do CCA, tem sido uma experiência muito boa trabalhar com o caprinocultor.

“É um cliente muito receptivo e de mente aberta, sempre disposto a cooperar com as atividades e aceitando todo o suporte dos alunos empreendedores".

Os estudantes prestam assessoria aos clientes mediante supervisão de professores. O orientador da iniciativa é o docente Daniel Duarte.

“A gente trabalha com base na demanda do cliente. Se ele quiser, a gente monta o projeto, apresenta e leva para o professor ver se está certo, para, em seguida, entregá-lo”, explica.

Ascom/UFPB