Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB participam de atividades em centros médicos dos Estados Unidos
conteúdo

Notícias

Estudantes da UFPB participam de atividades em centros médicos dos Estados Unidos

publicado: 21/10/2022 15h48, última modificação: 27/10/2022 13h34
Intercâmbio ocorrerá por meio de parceria entre a Liga Acadêmica de Neuroanatomia Clínica e dois institutos americanos

Um grupo de quatro estudantes de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai participar de um intercâmbio em dois centros médicos dos Estados Unidos. As atividades acontecerão entre novembro deste ano e fevereiro de 2023, no Marc Institute, em Miami, e na Mayo Clinic, em Rochester. Os alunos serão recebidos por meio de uma parceria entre os institutos e a Liga Acadêmica de Neuroanatomia Clínica, um projeto de extensão da UFPB. 

Participarão das ações os estudantes Marcílio Ferreira de Paiva Filho, Andressa Gabriella Duarte de Queiroz, Thaís Aryele de Araújo Vilar e Glaudir Donato Pinto Júnior. As atividades ocorrerão de 13 a 16 de novembro, no Marc Institute e, na Mayo Clinic, entre 18 a 24 de novembro e entre 9 de janeiro e 24 de fevereiro de 2023. 

As ações serão coordenadas pelos docentes André de Sá Braga – que está realizando um pós-doutorado na Mayo Clinic –Ronald de Lucena, do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade. O projeto Liga Acadêmica de Neuroanatomia Clínica: extensão integrada ao ensino e pesquisa em âmbito nacional e internacional é realizado na UFPB desde o ano passado, sob a coordenação do professor André de Sá. 

Segundo o coordenador da Liga, três dos quatro alunos do grupo participarão de um renomado curso de neurocirurgia de coluna no Marc Institute, incluindo procedimentos que vão desde intervenções abertas e percutâneas para controle da dor até cirurgia endoscópica da coluna. 

“O curso custa cerca de R$ 17 mil e conseguimos isenção da taxa de inscrição para estes alunos, que auxiliarão na produção científica e participarão da organização do evento como monitores”, explicou o coordenador.

Ainda de acordo com André, está prevista também, na mesma instituição, coleta de dados em cadáveres frescos do curso para produção científica. A experiência dos alunos da UFPB nos institutos americanos deve resultar na publicação de um e-book e de um artigo científico relacionados a procedimentos cirúrgicos do sistema nervoso. 

Já na Mayo Clinic, está programada a ida de três alunos do grupo para experiências de dissecação em cadáveres, acompanhamento de cirurgias, estágios nos ambulatórios e coleta de dados de pesquisa.

Segundo André de Sá, além de contribuir para a formação dos estudantes que vão participar dessas ações nos institutos parceiros da UFPB nos Estados Unidos, a iniciativa contribui para dar visibilidade à Universidade, por meio da internacionalização da UFPB. “É a base para o avanço tecnológico que a gente precisa para alcançar um padrão de excelência institucional. Trazer alunos para essa experiência aqui nos Estados Unidos gera uma série de repercussões institucionais positivas para, por exemplo, a Universidade conseguir mais projetos e financiamentos”, enfatizou o coordenador da Liga Acadêmica.

***

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação