Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB realizam exposição coletiva em galeria de arte no Recife

Estudantes da UFPB realizam exposição coletiva em galeria de arte no Recife

Mostra na Galeria Janete Costa, em Boa Viagem, ficará aberta de 14 de março a 10 de maio
publicado: 10/03/2020 19h22, última modificação: 10/03/2020 22h52
Corpo IV é uma das obras da série Corpo bordado, de Larissa Rachel, que discute formas do feminino e as quebras de padrões levantadas com o movimento feminista. Foto: Divulgação

A 3ª Art in Progress – Novíssima Arte Contemporânea acontecerá no período de 14 de março a 10 de maio, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Recife, Pernambuco.

Irão expor suas obras Aurora Caballero, Conceição Myllena, Cris Peres, Flaw Mendes, Guto Holanda, Inocêncio, Layla Gabrielle, Lucas Alves e Rachel Gomes, todos alunos e ex-alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que passaram por um processo de seleção.

A exposição coletiva é uma iniciativa do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (Lavais) e do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI) da UFPB.

O objetivo da ação é incentivar e divulgar a produção artística dos estudantes e ex-estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais e Educação Artística da UFPB e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, além de promover a reflexão sobre a produção da arte contemporânea das novas gerações de artistas.

Curador do evento, o professor da UFPB Robson Xavier diz que a ideia é apresentar esses artistas ao cenário da arte pernambucana, para que eles estabeleçam conexões com grupos de Pernambuco. “A ideia é dar visibilidade a essa produção para além da Paraíba”, afirma.

O projeto foi criado em 2014, com o objetivo de divulgar a produção dos alunos do curso na Paraíba. Hoje, a iniciativa projeta os artistas e a UFPB para fora do Estado.

Robson Xavier conta que a primeira edição do evento ocorreu no hall da Reitoria da UFPB e teve um papel experimental importante. A segunda versão aconteceu no Casarão 34, no Centro Histórico de João Pessoa, no ano de 2018. “Nesta terceira edição, agora, a gente já está levando para o Recife, que é uma cidade reconhecida na cena artística contemporânea brasileira”, explica.

Ele destaca, ainda, a importância da iniciativa para o fortalecimento das artes visuais. “No momento que estamos vivendo, eu também vejo isso como um ato político, de resistência, de sobrevivência da nova cena das artes visuais na Paraíba. É um momento que a gente não tem mais apoio, estamos vivendo uma fase muito difícil para a cultura brasileira”, analisa.

Para Robson, na conjuntura atual, a universidade é um espaço de sobrevivência. “A universidade é esse espaço, principalmente para essa nova geração, para que se discuta arte, se converse sobre arte, se conheça e produza arte, porque fora da academia está cada vez mais complicado”.

O acesso à exposição é gratuito. A abertura, neste sábado, dia 14 de março, ocorrerá de 16 às 19h, e a visitação à exposição, nos demais dias, segue o horário da galeria, terça à sexta-feira, das 12 às 20h; sábados e domingos, das 14 às 20h.

Ascom/UFPB