Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB recebem kit que havia sido extraviado, com motor e peças para protótipo de moto para competição

publicado: 18/01/2023 18h06, última modificação: 18/01/2023 18h09
Transportadora se equivocou quanto ao local da entrega, que era aguardada desde novembro de 2022

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (18), estudantes de engenharia da equipe Motorius, do projeto de extensão “Motostudent”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), comemoraram aliviados o recebimento de um kit de materiais que possibilitará a finalização de protótipo de motocicleta que participará da maior competição universitária de motovelocidade do mundo. O alívio se deve ao fato de que o kit, com custo estimado em R$ 25 mil, estava extraviado desde novembro de 2022, quando a transportadora responsável acusou a entrega do material sem que os estudantes o tivessem recebido de fato.

O desaparecimento do kit contendo pneus de corrida, pinças e bombas para os freios do protótipo e o mais importante, um motor, apontava para a possibilidade de desclassificação da Motorius na competição MotoStudent 2023, que se realizará em outubro deste ano em Aragon, na Espanha, uma vez que os estudantes estavam impossibilitados de finalizar a motocicleta. Para isso, a equipe Motorius, composta por 35 alunos da UFPB, necessitava das peças padronizadas enviadas pela organização do evento. Além disso, sem o kit, os alunos não tinham como realizar as testagens e relatórios mensais requisitados pela organização da competição.

A Reitoria da UFPB realizou buscas internas na tentativa de identificar se o material teria sido recebido em algum setor da universidade, uma vez que a transportadora informou que o equipamento constava como entregue, mas uma vez que não foi localizado na instituição, a Reitoria da UFPB acionou a Polícia Federal para apurar o desaparecimento do kit de material, adquirido com orçamento público pela Reitoria. Além disso, diversos veículos de comunicação noticiaram o apelo dos estudantes em busca de informações sobre o paradeiro das peças.

Após buscas, a transportadora identificou que havia realizado a entrega em outro local, então realizou a coleta do material e, nesta quarta-feira, entregou à equipe Motorius, na oficina do curso de mecânica, no Centro de Tecnologia da UFPB. Além da Motorius, apenas outra equipe brasileira foi classificada para a competição.

“A sensação é de alívio de finalmente estar com esse kit, mas essa história toda foi muito complicada, dramática, mexeu com a equipe e estragou um pouco um momento que era para ser apenas de gratidão. É um misto de alívio com frustração por termos perdido tanto tempo de trabalho e sermos forçados a tomar as medidas que nós tomamos”, explicou Murilo Cipriano, estudante da graduação em Engenharia Mecânica e capitão da equipe Motorius.

A equipe Motorius competirá na categoria Petrol, dedicada ao desenvolvimento de motor de combustão interna, com o protótipo chamado “Osso Preto”, uma alusão à cor preta e à capacidade de resistência da motocicleta.

A partir do recebimento do kit de materiais a equipe planeja correr contra o tempo para finalizar a motocicleta. “Nós recebemos o kit com 2 meses de atraso e isso atrapalhou bastante nosso cronograma de atividades, porque a gente tem que terminar essa moto até junho, para iniciar os tempos de teste e depois enviar para a Espanha. Então, a gente está com o cronograma bem apertado, mas estamos na fase de construção da parte estrutural da moto e captação de financiamento”, disse Murillo.

A equipe também busca por patrocinadores para garantir o transporte da motocicleta, que deve ser realizado por navio até a Espanha, bem como passagens aéreas e hospedagem.

No total, 80 equipes de todo o mundo participarão da  competição. Apesar do desgaste causado pelo extravio do material, a equipe Motorius segue com três objetivos claros. “Nós queremos ganhar o prêmio de melhor inovação tecnológica da competição, ficar no top 10 e nós queremos também trazer o prêmio de melhor equipe novata para o Brasil, são esses três focos que temos e vamos manter, independente de qualquer adversidade”, completou Murillo Cipriano.

O projeto de extensão Motostudent da UFPB foi criado em 2015 com o objetivo de capacitar estudantes para o mundo do trabalho, no ramo de motocicletas. É coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Jean Pierre Veronese e João Leite. A oficina da Motorius UFPB é localizada no prédio de vibrações, no Centro de Tecnologia (CT), no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Quem desejar conhecer mais sobre o protótipo da motocicleta “Osso Preto” e sobre a equipe Motorius, ou apoiar a participação da equipe na competição internacional pode entrar em contato pelo Instagram @motoriusufpb, pelo e-mail motoriusmotostudent@gmail.com, ou pelo telefone (83) 99391.4056.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins