Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes de Benim comemoram 59º aniversário da independência do país africano na UFPB

Do século XVI ao XIX, beninenses foram vítimas do tráfico negreiro e desembarcavam em Cabedelo (PB)
publicado: 07/08/2019 12h57, última modificação: 07/08/2019 18h11
Abdou Razak Chabi e John Honfoga presidem associação dos alunos no Brasil. Crédito: Pedro Paz

Antes sequestrados de Benim, no ocidente africano, para o Brasil, com desembarque em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, hoje jovens beninenses chegam à capital paraibana para estudar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de convênio.

Nesta quinta (8) e sexta (9), eles comemorao 59º aniversário da independência do país de origem, no campus I, em João Pessoa.

Haverá atividades culturais, acadêmicas e gastronômicas, entres elas palestras sobre a história dos reinos africanosliteratura feminina, geopolítica, religião e apresentação das danças, moda e comidas típicas.

A festa de encerramento ocorrerá no Sindicato dos Bancários, na TorreEsta edição contará também com a presença de beninenses que estudam em outras universidades nordestinas. O evento é realizado desde 2014.

Para participar, é preciso se inscrever por meio de formulárioAs atividades são gratuitas e o ingresso para a festa custa R$30. A aquisição deve ocorrer por meio dos telefones (8399881.2418/99823.5152 e do e-mail pecg.ufpb.brasil@gmail.comOutras informações sobre a programação estão disponíveis em evento no Facebook.

Segundo John Honfoga, 28 anos e estudante do 7º período do curso de Engenharia de Alimentos, o Benim tem suas origens em um antigo reino africano conquistado pela França. Desde 1960, é um país independente.

evento tem o nome de Ablódê, que vem do dialeto Fon e significa independência. No futuro, desejamos organizar uma comemoração nacional. A cada ano, em uma cidade diferente do Brasil”.

Dos 33 estudantes africanos na Paraíba hoje, 11 são beninenses. Desses, três estão matriculados na UFPB. Também vice-presidente da Associação dos Estudantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (APEC-G), John conta que, geralmente, os jovens beninenses vêm para estudar a língua portuguesa durante um ano. Depois, ingressam em um curso de graduação.

"Lá fazemos uma prova que equivale ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) daqui. Nossas famílias nos ajudam financeiramente. Mas realizamos estágio, pesquisas e temos acesso a bolsas como qualquer outro aluno”.

Abdou Razak Chabi, 25, do 7º período de Administração e também presidente da associação, revela que já encontrou descendentes de escravos beninenses em João Pessoa.

“Queremos recontar a história dos reinos, a resistência. Não há muitas diferenças entre os países. Aqui, conseguimos produzir nossas comidas típicas. O samba e o coco de roda são cultivamos lá. Fomos muio bem recebidos, embora já tenhamos passado por situação de racismo. Há, no Brasil, uma interessante produção de conhecimento sobre a África”.

Confira, abaixo, a programação completa:

Quinta (8)

Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

9h-9h20: Abertura com execução do Hino Nacional do Benim e leitura da carta de abertura do evento

Palestras

9h30-10h: História dos Reinos do Benim Palestrantes: Abdou Razak Chabi e Houevo Wassifathm

10h10- 11h: Benin e Brasil: mundos atlânticos
Palestrante: prof. Elio Flores

11h20-12h30: Literatura de Autoria Feminina no Benim
Palestrantes: Maysa Da Silva (Doutoranda em Letras)

Praça da Alegria do CCHLA

14h30-17h30: Oficinas de tranças e exposição de roupas africanas e outros artigos