Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes de Direito da UFPB conquistam 1º lugar em etapa brasileira de competição internacional
conteúdo

Notícias

Estudantes de Direito da UFPB conquistam 1º lugar em etapa brasileira de competição internacional

publicado: 22/05/2023 18h37, última modificação: 24/05/2023 13h30
Equipe vai representar o Brasil em evento que ocorrerá na Itália, em julho
Estudantes do Numesc/UFPB, em competição em Salvador (BA)

 

Um grupo de alunos do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) venceu a competição Meeting de Negociação, realizada de 19 a 21 de maio, em Salvador (BA). O evento foi a etapa brasileira da competição internacional de negociação empresarial International Negotiation Competition (INC). 

Após a conquista, os estudantes da UFPB, que integram a equipe de negociação empresarial do Núcleo de Estudos em Métodos Extrajudiciais de Soluções de Conflitos (Numesc), projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), vão representar o Brasil na etapa que ocorrerá de 6 a 8 de julho, em Roma, Itália. Será a primeira vez que o país será representado na competição por uma equipe do Nordeste.

Os estudantes da UFPB obtiveram dois prêmios na 6ª edição do Meeting de Negociação, realizado em Salvador. Além do 1º lugar nacional, também obteve o melhor desempenho quanto à condução do processo de negociação. Pelo resultado alcançado na etapa nacional do INC, a equipe foi contemplada com duas bolsas para um curso de curta duração, na área de negociação, na Universidade de Harvard.

O Meeting reuniu 12 equipes, de universidades públicas e privadas brasileiras, para uma prática de negociação em que simulam situações jurídicas reais que podem afetar as empresas. “Trata-se de uma simulação de uma negociação empresarial sem levar para o Judiciário, tentando resolver o conflito por várias ferramentas, no caso do método Harvard de negociar, que tem várias técnicas. A UFPB foi premiada justamente por saber usar essas técnicas na negociação”, explicou Emmanuel Lima, integrante do Numesc. 

Foto: Arquivo Pessoal/Emanuel Lima

Além de Emmanuel, outros sete estudantes do curso de Direito – em João Pessoa e em Santa Rita – participaram da competição: Luísa Nóbrega; Williane Viana; Jefferson de Miranda; João Brito; João Leitão; Thaís Fernandes; e Daphynne Azevedo. A equipe também conta com duas mentoras, Saskya Belisa e Marina Gomes, estudantes responsáveis por treinar os competidores da UFPB. 

A equipe de negociação empresarial do Numesc/UFPB já havia conquistado o 1º lugar em uma competição brasileira de arbitragem e mediação, realizada em 2022.

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Arquivo pessoal/Emmanuel Lima
Ascom/UFPB