Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes de engenharia da UFPB promovem workshops on-line

Estudantes de engenharia da UFPB promovem workshops on-line

Oficinas são realizadas toda sexta, às 20h, através da plataforma Google Meet
publicado: 15/05/2020 12h44, última modificação: 15/05/2020 15h17
Nesta sexta (15), o bate-papo será sobre Git, sistema de controle para desenvolvimento de software e registro do histórico de edições em arquivos. Arte: Ramo Estudantil IEEE UFPB/Autor desconhecido

O Ramo Estudantil dos Institutos de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está promovendo uma série de atividades on-line denominada de Sexta da 40IEEEna, em referência a este período de quarentena. Os workshops acontecem toda sexta-feira, a partir das 20h, através da plataforma Google Meet e têm o intuito de desenvolver as habilidades dos futuros profissionais.

Nesta sexta (15), o bate-papo será sobre Git, sistema de controle de versões distribuído usado principalmente no desenvolvimento de software e para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. A ferramenta é considerada pré-requisito para inserção no mercado de trabalho.

A oficina será dividida em duas partes. A primeira de teoria sobre criação e importância do Git na atualidade. Já a segunda será mais prática, por meio da qual os participantes aprenderão a criar um repositório Git no Github, plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git. Os interessados devem se inscrever através de formulário.

No dia 22 deste mês, ocorrerá mais um clube de conversação em inglês. No dia 29,  a atividade terá como ponto de partida conceitos da inteligência artificial.  Na oficina, será utilizada a distribuição Anaconda, que é um ambiente Python, com linguagem de programação de alto nível. A parte prática será voltada à implementação de rede neural que fará uma classificação binária a partir de dados relacionados ao diagnóstico do câncer de mama.

Sarah Andrade, uma das organizadoras dos workshops, comenta que, na última transmissão ao vivo, houve 135 inscritos de diferentes engenharias. “Eram alunos de Automação Industrial, Física, Matemática Computacional, Tecnólogos, Ciências de Dados e Química”.

O público não é formado apenas por alunos da UFPB. “Tivemos a participação de estudantes de vários estados”. Até o momento, foram realizadas três oficinas. A primeira sobre LaTeX, sistema de preparação de documentos; a segunda, clube de conversação em Inglês; e a terceira acerca de conceitos sobre Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única.

O Ramo IEEE UFPB atua desde 2017. O grupo é formado por voluntários que têm como objetivo difundir os benefícios dos IEEE, através de eventos, palestras e workshops. É possível acompanhar as atividades pelos perfis da equipe no Facebook e Instagram.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB