Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes do curso de Comunicação Social e Mídias Digitais podem se inscrever para Estágio de Correspondente de Assuntos Militares

publicado: 05/07/2022 18h01, última modificação: 06/07/2022 15h16
Promovida pelo Exército, a atividade objetiva capacitar os futuros profissionais da comunicação na cobertura de imprensa em ambientes de conflitos

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas as inscrições para o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), ação de caráter extensionista realizada pelo Exército Brasileiro e coordenada pelo 16° Regimento de Cavalaria Mecanizado (16RCMEC), localizado em Bayeux. Foram disponibilizadas 20 vagas para estudantes de todas as habilitações do Curso de Comunicação Social e Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Curso de extensão tem por objetivo ampliar os conhecimentos sobre o Exército brasileiro e capacitar os futuros profissionais da comunicação na cobertura de imprensa em ambientes de crises e conflitos armados, e no acompanhamento de operações militares.

A atividade será realizada em dois momentos, a primeira fase, de 02 a 03 de agosto, ocorrerá nas instalações do 16RCMEC, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do regimento e receberão orientações técnicas para acompanhar um exercício militar.

Na segunda fase, a realizar-se entre os dias 19 e 21 de agosto, em Campina Grande, os alunos poderão acompanhar um exercício militar no qual ocorrerão, por exemplo, a simulação de combate e medidas como estabelecimento de corredor humanitário, dentre outros.

A participação não terá custos aos estudantes, que receberão, nas duas fases do estágio, apoio de transporte entre a Universidade e o local da atividade, bem como alimentação durante toda a atividade. Na fase 2 será ainda fornecido alojamento.

De acordo com o Tenente Coronel Orlando Pacheco Neto, Comandante do 16RCMEC, a simulação que os estudantes poderão acompanhar se resume a um treinamento das possibilidades de emprego da tropa. “É um adestramento que nós temos anualmente das tropas do Nordeste e que vai acontecer na região próxima a João Pessoa. Essa oportunidade é ímpar para a Universidade pela proximidade do local do exercício”.

Os estudantes serão orientados pela equipe de comunicação social do Exército e serão estimulados a produzir produtos de comunicação para a cobertura de imprensa em situações de conflito. De acordo com o Capitão-Tenente, Marcus Vales, coordenador do estágio, ao final da atividade haverá a realização de um media trainning dentro do contexto do estágio. Os alunos participantes receberão um certificado do curso de extensão com carga horária de 40h.

As inscrições para o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares estão abertas até 28 de julho, são gratuitas e podem ser realizadas pela internet pelo e-mail vales.marcus@eb.mil.br ou pelo Whatsapp (67) 98126-3882, com o envio de arquivo contendo Documento de Identificação além de informações como instituição de ensino, curso e período.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins