Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes treinados pela UFPB recebem medalha da Olimpíada Paraibana de Informática

Os 62 alunos conquistaram todas as honrarias concedidas à rede pública
publicado: 13/11/2019 18h09, última modificação: 13/11/2019 19h35
Campeões são de escolas parceiras de Areia, no Brejo paraibano. Crédito: Divulgação

62 estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas de Areia, no Brejo Paraibano, treinados no âmbito de projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), receberam medalha da Olimpíada Paraibana de Informática nesta segunda-feira (11), no Teatro da UniFacisa, em Campina Grande. Eles conquistaram todas as honrarias concedidas à rede pública.

Os alunos concorreram nas categorias “Iniciação 1”, referente ao Ensino Fundamental 1 (1° ao 4° ano), e “Iniciação 2”, do 5° ao 8° ano do Ensino Fundamental 2. De acordo com a professora do Centro de Ciências Agrárias da UFPB Márcia Miranda, responsável pelo projeto de extensão, 217 estudantes participaram do treinamento neste ano.

Desde a primeira edição da iniciativa, em 2013, aproximadamente 1.110 alunos foram capacitados. Ao todo, 280 foram laureados nesse intervalo de tempo, no âmbito estadual. Em média, dez escolas participam do projeto a cada ano. Novas turmas serão abertas em fevereiro de 2020. Poderão participar estudantes de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental de Areia.

As aulas preparatórias são realizadas nas próprias escolas interessadas. Os dias e horários dependem da disponibilidade das unidades de ensino, das atividades dos alunos e dos horários dos instrutores. Neste ano, por exemplo, na maioria das escolas, as aulas se concentraram mais no turno da tarde.

Esta é a 7° edição do projeto de extensão. Apesar de a OPI ter três categorias de participação - Iniciação (níveis I e II), Programação e Superior, a iniciativa foca nos níveis I e II de Iniciação, ao trabalhar com alunos do Ensino Fundamental, devido à análise da demanda existente na cidade.

O projeto tem o intuito de despertar nos alunos o interesse por raciocínio lógico, matemático e de informática, por meio de atividades que envolvem desafios motivadores e competição saudável. Mais informações através do telefone (83) 3362.1700.

Ascom/UFPB