Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudo da UFPB mostra baixa aptidão cardiorrespiratória e ineficiência neuromuscular em recuperados de Covid
conteúdo

Notícias

Estudo da UFPB mostra baixa aptidão cardiorrespiratória e ineficiência neuromuscular em recuperados de Covid

Sequelas foram identificadas em recuperados de Covid moderada e severa
publicado: 30/09/2021 17h19, última modificação: 06/10/2021 17h14
Exibir carrossel de imagens Foto: Murillo Frazão

Foto: Murillo Frazão

Estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Clínica Clinar, sinaliza baixa aptidão cardiorrespiratória e ineficiência neuromuscular em recuperados de Covid moderada e severa. Recuperados de Covid leve não apresentaram sequelas.

Foram submetidos a teste cardiopulmonar de exercício associado à eletromiografia de quadríceps (parte da frente da coxa) 48 pacientes recuperados de Covid-19 e 15 voluntários saudáveis, a título de comparação.

A eletromiografia é uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis das células musculares, representando os potenciais de ação deflagrados por meio da leitura da tensão elétrica ao longo do tempo.

O trabalho foi realizado entre junho e agosto de 2020, no Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado à Saúde, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB e na Clínica Clinar, ambos localizados em João Pessoa.

Em função da pandemia, havia uma necessidade de investigar se os pacientes ficariam com alguma sequela após a fase aguda da doença e se ainda precisariam de algum tratamento adicional”, afirmou Murillo Frazão de Lima e Costa, principal responsável pelo estudo.

Segundo o pesquisador, a investigação científica já foi finalizada e os recuperados de Covid moderada e severa necessitam de tratamento por meio de reabilitação cardiopulmonar. “Devem procurar profissionais habilitados, principalmente fisioterapeutas e educadores físicos”, orientou Murillo Frazão.

Os laboratórios de Estudos em Envelhecimento e Neurociências (Laben) e de Fisioterapia em Pesquisa Cardiorrespiratória (Lafipcare) da UFPB, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e com pesquisadores estadunidenses, oferecem tratamento gratuito para pacientes que sofrem efeitos pós-Covid.

Os atendimentos acontecem no campus I, em João Pessoa, e no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Região Metropolitana. Os agendamentos são realizados por meio do telefone/WhatsApp (83) 98769.4314 ou por mensagem para o perfil do Laben no Instagram.

Colaboraram na pesquisa que sinaliza baixa aptidão cardiorrespiratória e ineficiência neuromuscular em recuperados de Covid moderada e severa os professores do Departamento de Educação Física da UFPB Amilton da Cruz Santos e Maria do Socorro Brasileiro Santos e o mestrando Rômulo Leal, do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPB.

A divulgação científica do estudo ocorrerá por meio de dois artigos. Um já foi publicado no periódico de alto impacto britânico Journal of Kinesiology and Electromyography. O segundo está disponível na plataforma medRiv, mas ainda não foi publicado em periódico.

***
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Murillo Frazão