Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudo da UFPB revela que ocupação dos leitos adultos de UTI na Paraíba mantém tendência de alta há quase um mês
conteúdo

Notícias

Estudo da UFPB revela que ocupação dos leitos adultos de UTI na Paraíba mantém tendência de alta há quase um mês

Nesta sexta (20), na Grande João Pessoa, a taxa de ocupação chegou a 53%
publicado: 21/11/2020 00h55, última modificação: 21/11/2020 00h59
Tendência foi calculada com base na média móvel exponencial dos últimos 13 dias. Foto: Autor desconhecido/Secom-PB

Tendência foi calculada com base na média móvel exponencial dos últimos 13 dias. Foto: Autor desconhecido/Secom-PB

Estudo do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revela que, há quase um mês, a ocupação dos leitos adultos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na Grande João Pessoa, no Sertão e em toda a Paraíba mantém tendência de alta. 

Essa tendência foi calculada com base na média móvel exponencial dos últimos 13 dias, espaço de tempo médio entre o início de uma hospitalização e de possível óbito por causa da covid-19. 

Desde o início do monitoramento, os pesquisadores da UFPB percebem alguns pontos que devem ser destacados: há relação direta entre o número de casos ativos e de hospitalizados; maior influência no número de hospitalizados em UTI advém de um grande volume de hospitalizados na enfermaria; o período de 10 de maio a 18 de junho teve o maior número de ocupação de leitos, até o momento; e, atualmente, dos hospitalizados, cerca de 40% estão em UTIs. 

De acordo com Cássio Bessaria, coordenador do laboratório da UFPB, João Pessoa e Campina Grande, no Agreste do estado, são os municípios que possuem a maior infraestrutura hospitalar na Paraíba, totalizando, ao menos, 70% dos leitos disponíveis. 

“A implementação de leitos no interior e em municípios maiores, tais como Santa Rita, na Região Metropolitana, foi fundamental para o sistema de saúde, garantindo uma margem de leitos disponíveis estável”, afirma Rodrigo Ruiz, estudante do curso de Economia da UFPB que colaborou para a análise. 

Segundo o último boletim divulgado pelo laboratório da UFPB, nesta sexta-feira (20), na Paraíba, não houve implementação de novos leitos, possuindo 761 para hospitalização. Desse total, 267 são UTIs, representando 35.09 % dos leitos disponíveis no estado. 

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, nesta sexta-feira (20), a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo a Paraíba era de 45%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chegou a 53%. Em Campina Grande, estavam ocupados 34% dos leitos de UTI adulto e, no Sertão, 66% dos leitos de UTI para adultos. 

Ainda de acordo com a pasta, a Paraíba registrou, nesta sexta (20), 633 novos casos de covid-19 e quatro óbitos confirmados desde a última atualização, dois deles nas últimas 24 horas. Até o momento, no estado, 141.615 pessoas já contraíram a doença, 113.102 já se recuperaram e 3.236, infelizmente, faleceram, e foram realizados 447.283 testes para diagnóstico da covid-19.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB