Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento Mobility Summit vai discutir mobilidade elétrica na UFPB
conteúdo

Notícias

Evento Mobility Summit vai discutir mobilidade elétrica na UFPB

publicado: 14/04/2023 17h28, última modificação: 18/04/2023 18h43
Com inscrições gratuitas, encontro será aberto ao público em geral

Estão abertas as inscrições para o I Mobility Summit, evento que será promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para abordar o tema da mobilidade elétrica. O encontro ocorrerá no dia 19 de maio deste ano, no auditório da Reitoria, no campus de João Pessoa, e será aberto à comunidade acadêmica e ao público externo.

Com a finalidade de aproximar empresas da comunidade acadêmica, o evento terá palestras e debates para discutir investimentos e inovação na indústria brasileira no que diz respeito aos veículos elétricos. Entre as empresas já confirmadas para as palestras estão a Energisa Paraíba, a Voltz, a Moura e a Equatorial Energia. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de uma plataforma online. Os participantes terão direito a um certificado, gerado por esta plataforma de inscrição. O evento será dividido em dois painéis, sendo um com instituições que fomentam a adoção da mobilidade elétrica por meio de infraestrutura e regulamentações e outro com empresas que movimentam o mercado de veículos elétricos. 

Segundo a coordenadora do evento, a professora do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB) Camila Gehrke, o Mobility Summit será um espaço de networking com a presença dos principais atores da área.  “Este evento coloca a UFPB no centro do debate de mobilidade elétrica, trazendo grandes nomes para uma discussão em prol da disseminação da temática, alinhado com a sustentabilidade, energias limpas e redução de CO2”, ressaltou Camila Gehrke. 

Uma das ações debatidas no encontro será o projeto MoovAlsol, realizado pela UFPB em parceria com a Energisa Paraíba. Segundo a professora do CEAR, o projeto contemplou várias frentes da temática, a exemplo do carregamento de veículos elétricos por energia solar, dos sistemas de armazenamento móveis e do levantamento de regulamentações e modelos de negócio do mundo.

O Mobility Summit está sendo promovido pelo grupo de pesquisa Smart Grid Group (SG2), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade, e pela Unidade Embrapii CEAR/UFPB. A programação ainda está sendo definida e as informações sobre o evento podem ser acompanhadas nos perfis do Smart Grid Group e da Unidade Embrapii Cear/UFPB no Instagram.

 ***

Milena Dantas
Edição: Aline Lins

Foto: Imagem de frimufilms no Freepik