Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento na UFPB ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama
conteúdo

Notícias

Evento na UFPB ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama

publicado: 26/10/2022 17h54, última modificação: 26/10/2022 17h54
As atividades incluíram mesa-redonda, palestras, rodas de conversa e realização de exames

Foto: Elidiane Poquiviqui

A Universidade Federal da Paraíba realizou hoje (26) o evento Outubro Rosa – prevenção e promoção da saúde como ato de amor, uma iniciativa do Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) e do Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras), em parceria com Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O evento teve o intuito de proporcionar à comunidade universitária um dia de compartilhamento de informações sobre as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama e câncer do colo de útero, e contou com a realização de ações de prevenção e práticas integrativas no CPT-ETS e no CRAS.

A abertura do evento foi realizada no auditório do CPT-ETS com a presença da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia, do Pró-Reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel, da Coordenadora do Cras, Profa. Simone Helena Oliveira, da Diretora do CPT-ETS, Profa. Soraya Adriano, e do Vice-diretor geral do CPT - ETS, Prof. Ronaldo Sarmento.

A Diretora-geral da CPT ETS deu as boas-vindas, agradeceu a atuação dos alunos e professores na acolhida, e reiterou a importância da temática do outubro rosa. O Vice-diretor geral do CPT-ETS comemorou que a unidade está desenvolvendo diversos eventos alusivos a datas importantes, ele destacou que o câncer do colo do útero, por não ser uma doença que causa lesões visíveis ou sangramento, muitas vezes acomete a mulher de forma desapercebida, daí a importância da realização de eventos de prevenção e conscientização, além do estímulo para que os alunos e servidores da UFPB compartilhem o conhecimento adquirido com as pessoas no ambiente familiar e círculo de amigos.

Simone Oliveira destacou a importância das parcerias entre as pró-reitorias, CPT-ETS e Centro de Ciências da Saúde (CCS) na realização de ações e exames em benefício da comunidade universitária, com assistência, ensino aos estudantes e realização de projetos de extensão.

“É uma preocupação extrapolar esses muros da assistência e investirmos também na informação, na educação em saúde, como um braço da promoção à saúde, o que também é uma envergadura do CRAS. Durante nossos eventos temos buscado essas parcerias junto com a Prape e com a ETS, a gente também vem conversando com a Progep para que os nossos eventos de promoção à saúde se voltem para toda a comunidade universitária, e que a gente pense isso em conjunto”, destacou.

Após a realização da solenidade de abertura alunos da disciplina “enfermagem em saúde da mulher”, da CTP-ETS, realizaram uma palestra contendo um resgate histórico acerca do Outubro Rosa, e chamaram a atenção para dados como o fato do câncer de mama ocupar a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, e das maiores taxas de incidência e de mortalidade estarem nas regiões Sul e Sudeste.

Na sequência um grupo de alunos apresentou a encenação “A Estória do Laço Rosa”, explicando o símbolo do movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, utilizado desde a década de 90. Uma apresentação de canto e uma encenação sobre como realizar o autoconhecimento das mamas encerraram as atividades culturais da manhã de abertura do evento.

Dando prosseguimento às atividades, as médicas do Cras Lícia de Azevedo e Valéria Coutinho participaram da mesa-redonda “A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”. Após a palestra, o evento teve sequência com um momento de compartilhamento de histórias inspiradoras, contadas pelas participantes do grupo Mulheres Vitoriosas.

O Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel, ressaltou a importância de eventos simbólicos, como o Outubro Rosa, para chamar a atenção da comunidade sobre aspectos específicos do cuidado com a saúde. O gestor também destacou a importância da realização do estreitamento das parcerias na UFPB, que tem como resultado um impacto positivo junto aos estudantes.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia, acredita que o mês de outubro está a cada ano extrapolando a questão da prevenção e se transformou também em um mês comemorativo, de conquistas e de reflexão sobre a necessidade de cuidar da saúde da mulher.

“O outubro rosa é para a gente comemorar conquistas e para a gente se imbuir de um sentido feminino, responsável de saúde e comprometimento com a nossa qualidade de vida. Acho que isso principalmente, esse é o intuito, e no campo acadêmico o evento estimula os discentes que se interessem por essa temática para que sigam essa trilha que é maravilhosa, do ponto de vista social, humano e de saúde.”

No período da tarde, a programação ocorreu no Cras Clínico, e incluiu acolhimento com integrantes do projeto de extensão PalhaSUS, e realização de exames citológicos, com o objetivo de diagnosticar precocemente lesões pré-neoplásicas de colo uterino, sob a coordenação das professoras da ETS Fernanda Chianca e Kalina Dias. Paralelamente, a equipe do Cras realizou, em usuárias previamente agendadas, sessões de auriculoterapia, técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, tendo como símbolo da prevenção ao câncer de mama o laço cor-de-rosa. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, e mais recentemente, também do colo do útero, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pelas doenças.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Elidiane Poquiviqui