Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento promovido pela UFPB discute autenticidade de documentos físicos e digitais
conteúdo

Notícias

Evento promovido pela UFPB discute autenticidade de documentos físicos e digitais

publicado: 25/05/2021 17h13, última modificação: 25/05/2021 17h30
Encontro transmitido pelo YouTube acontece nesta sexta (28), às 19h

Foto: Angélica Gouveia

I Mesa Redonda de Diplomática e Documentoscopia: abordagens teóricas e práticas acontecerá, no dia 28 de maio, com mesa de abertura a partir das 19h, no canal do YouTube: Arquivologia Remota UFPB.

O evento terá especialistas sobre temas que buscam articular a teoria e a prática nos universos da Diplomática Arquivística e da Documentoscopia, abordando, dentre outros pontos, os desafios inerentes à autenticidade e à autenticação de documentos físicos e digitais; a análise documentoscópica e as implicações jurídicas decorrentes da falsificação de documentos.

A conferência busca reunir profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Direito e História.

encontro vai contribuir de forma significativa na formação dos discentes, uma vez que poderão compreender de forma prática a teoria estudada em sala de aula, por meio do relato das experiências dos profissionais que irão compor a Mesa”, explicou Profa. Maria Amélia da Silva, organizadora do evento e docente da disciplina Diplomática Arquivística do curso de Graduação em Arquivologia da UFPB.

De acordo com ela, o curso de Arquivologia da UFPB é o primeiro no país a estudar Documentoscopia, ciência forense que diz respeito ao estudo e análise de documentos com o intuito de identificar sua autenticidade ou falsidade.

Vale ressaltar que a Diplomática e a Documentoscopia fornecem conhecimentos que nos possibilitam identificar elementos de autenticidade em documentos dos mais diversos tipos e suportes, desde uma cédula de dinheiro, até documentos arquivísticos pessoais, administrativos e notariais”, destacou a docente, que também contou com o Arquivista Marcílio Herculano na organização do evento.

Inscrições devem ser realizadas por meio do site do evento.

* * *
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia