Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Eventos marcam Dia Internacional do Enfermeiro na UFPB

Eventos marcam Dia Internacional do Enfermeiro na UFPB

publicado: 12/05/2021 17h03, última modificação: 12/05/2021 17h57
Solenidades foram realizadas na ETS e no HULW

Para marcar o Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio, foram realizadas nesta quarta-feira as solenidades de abertura da 20ª Semana de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde (ETS) e da 10ª Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), que ocorreram no campus I, em João Pessoa.

Durante abertura da Semana de Enfermagem 2021 do HULW, que ocorreu na manhã deste dia 12, no auditório Lindbergh Farias, o Reitor da UFPB Valdiney Gouveia destacou o papel essencial dos profissionais na assistência à saúde, especialmente no momento atual.

“Neste momento difícil de pandemia, de enfrentamento, em que vocês têm sido a linha de frente. É impossível pensar nessa vitória que temos conseguido dia a dia, pesem as mortes, se não fossem vocês, profissionais da Enfermagem”, declarou o Reitor ao parabenizar os enfermeiros presentes.

Também participaram da solenidade o Superintendente do HULW, Dr. Marcelo Tissiani, o gerente de Atenção à Saúde, José Eymard Medeiros, a Chefe da Divisão de Enfermagem, Ana Caroline Escarião, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides Fernandes, e a Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Pereira.

A 10ª edição da Semana de Enfermagem do HULW segue até o dia 20 de maio, com palestras online, dirigidas aos profissionais da Instituição, abordando temas como liderança e desafios e novas perspectivas em tempos de pandemia.

Já a cerimônia de abertura do evento da Escola Técnica de Saúde, em que também ocorreu a Certificação da ETS com o Selo de Qualidade do Cofen, foi realizada na tarde desta quarta-feira e transmitida pelo canal da ETS no Youtube. Além do Reitor, a cerimônia também contou com a presença da Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira. A semana de enfermagem da Escola também segue até o dia 20 de maio, com palestras e minicursos online, abertas também ao público externo.

Logo mais, às 19h, haverá a palestra Enfermagem solidária: saúde mental dos profissionais de enfermagem do Brasil frente à pandemia de Covid-19, ministrada pela coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, Dorisdaia Humerez. A palestra será transmitida via Google Meet.

Reportagem: Ascom/UFPB com informações da assessoria de imprensa do HULW
Fotos: Oriel Farias