Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição na UFPB destaca obras de nordestinas nas artes visuais

Exposição na UFPB destaca obras de nordestinas nas artes visuais

Exibição ocorrerá de 4 a 17 de março, na Galeria Lavandeira, em João Pessoa
publicado: 02/03/2020 19h13, última modificação: 02/03/2020 19h13
Pintura da paraibana Marlene Almeida é um dos pontos altos da mostra. Foto: Reprodução

A Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) expõe – entre os dias 4 e 17 de março, na Galeria Lavandeira do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), em João Pessoa – a exposição coletiva “Entre cânones e desvios: mulheres na Pinacoteca da UFPB”.

São obras de 13 artistas visuais paraibanas e nordestinas. O evento tem início com a Semana das Mulheres Artistas na UFPB e aborda a trajetória do universo feminino nas artes plásticas.

De acordo com o coordenador da Pinacoteca, professor Gabriel Bechara Filho, a seleção levou em consideração os diferentes períodos, temáticas e poéticas das artistas que fazem parte do acervo da Pinacoteca da UFPB.

“Começará na semana dedicada às produções femininas por causa do Dia Internacional das Mulheres, que é celebrado no mundo inteiro em 8 de março. Sublinharemos as mulheres artistas como uma forma de propiciar visibilidade da trajetória delas”, enfatiza.

A exposição contará com pinturas, gravuras e esculturas de artistas como Marlene Almeida, Rosilda Sá, Maria Helena, Celene Sitônio, Helle Bessa, Alice Vinagre, Ivanusa, Theresa Carmen, Clarice Linz, Cris Peres, Layla Gabrielle, Stephanie Soares e Aurora Caballero.

“Haverá obras dos anos 60 até produções mais recentes. Algumas nunca foram apresentadas ao público. Será um leque amplo de trabalhos artísticos de mulheres para que pesquisadores e estudantes possam ter contato com curadoria, produção de arte. Um trabalho que envolve ensino, pesquisa e extensão”, argumenta Bechara.

Ascom/UFPB