Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição na UFPB explora anatomia humana e nu artístico masculino

Exposição na UFPB explora anatomia humana e nu artístico masculino

Desenhos são do artista visual Hermano José, falecido em 2015
publicado: 13/12/2019 17h54, última modificação: 13/12/2019 17h59
Mostra será lançada na próxima quinta (19) e seguirá em cartaz até 30 de janeiro. Crédito: Divulgação

O Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, na próxima quinta-feira (19), a partir das 16h30, o lançamento da exposição “Desvelo”, do artista visual Hermano José.

O evento tem entrada gratuita e ocorrerá em conjunto com o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ/UFPB) e o INSS Cultural. Após o lançamento, a exposição segue em cartaz até 30 de janeiro, com visitações de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

Falecido em 2015, aos 92 anos, as obras de Hermano José revelam, em “Desvelo”, desenhos até então inéditos. São 65 itens dedicados ao estudo da anatomia humana e ao nu artístico masculino.

Produzida entre 1949 e 1988, a série transita por diversas fases artísticas e momentos distintos da vida do artista visual.

A exposição demonstra a pluralidade do trabalho de Hermano José, trazendo desenhos elaborados a carvão, lápis, marcadores e pastel, com estilo preciso, mas também por meio de traços experimentais e efêmeros.

A curadoria coletiva é assinada por Fabiane Basto, Maria Costa, Mariana Lira, Mayara Ismael, Roberto Farias e Ronielli Victor, sob coordenação de Alexandre Santos, gestor do MCCHJ.

Fruto da investigação desenvolvida pela equipe no acervo doado pelo artista à UFPB, em 2015, a exposição é resultado do projeto de extensão universitária desenvolvido no MCCHJ, que teve apoio do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da UFPB.

Lançamento da exposição “Desvelo - Desenhos de Hermano José”

Data: 19 de dezembro

Horário: 16h30

Período de visitação: 19 de dezembro a 30 de janeiro de 2020, de segunda a sexta, das 9 às 16h.

Local: Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), na Rua das Trincheiras, 275, no Centro, em João Pessoa (PB).

Ascom/UFPB