Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 92 bolsas de Iniciação Científica da Fapesq

UFPB oferece 92 bolsas de Iniciação Científica da Fapesq

publicado: 18/04/2022 18h56, última modificação: 20/04/2022 06h28
Edital é destinado a discentes que concluíram o ensino médio na rede estadual de ensino da Paraíba

Foto: Pexels/Chokniti Khongchum

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), divulgou o Edital 04/2022, referente à seleção de projetos de Iniciação Científica para oferta de 92 bolsas financiadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq.

O edital é específico para alunos da UFPB que estão em curso de graduação no 1º ou 2º período e cursaram integralmente o ensino médio na rede estadual de ensino da Paraíba. Os estudantes selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, com vigência de setembro de 2022 a agosto de 2023.

As inscrições ocorrem até o dia 4 de maio, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para se inscreverem na seleção, os estudantes também devem se cadastrar no site da Fapesq. Os processos compreenderão duas etapas: inscrição de projetos de pesquisa e de planos de trabalho; e cadastro de dados para cálculo do índice de produtividade intelectual.

Os alunos que obtiveram nota igual ou superior a 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, terão prioridade na concessão da bolsa. A quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pela Fapesq, sendo o pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária do Governo do Estado da Paraíba.

No processo de avaliação, a análise dos projetos de pesquisa será realizada por uma banca de consultores da UFPB. Os consultores são os proponentes de projetos participantes deste edital, formando um sistema de análise por pares. A nota de cada avaliação do projeto será obtida por meio da média ponderada dos pontos atribuídos pelos consultores.

O resultado provisório está previsto para ser divulgado dia 23 de maio de 2022, pelo Sigaa. Mais informações estão disponíveis na íntegra do edital.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins