Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fest Aruanda comemora 15 anos com celebração da “Primavera do Cinema Paraibano”

Fest Aruanda comemora 15 anos com celebração da “Primavera do Cinema Paraibano”

Professor Lúcio Vilar da UFPB destaca a relevância das produções locais na solidificação do festival e do cinema nacional
publicado: 15/01/2020 19h19, última modificação: 16/01/2020 17h55
Festival acontece desde 2005 em João Pessoa. Crédito: Divulgação

O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar, destaca a relevância da “Primavera do Cinema Paraibano” para celebrar os 15 anos do Fest Aruanda, em 2020. As produções paraibanas se consolidaram no cenário do cinema nacional e darão a tônica da edição comemorativa.

De acordo com Lúcio Vilar, organizador do festival, haverá uma retrospectiva com todos os filmes de longa-metragem locais que foram premiados no evento.

“Queremos mostrar a evolução das produções paraibanas. Desde o começo, tivemos filmes importantes para a estética cinematográfica e chegamos ao auge em 2018, com seis lançamentos só no Aruanda”, afirma.

Além disso, o professor argumenta que continuará com o incentivo às produções locais em curta-metragem e haverá uma mostra paralela composta apenas de curtas  nordestinos e paraibanos.

“Sempre houve um estímulo e uma produção muito grande de curtas na Paraíba. Os filmes de longa-metragem eram difíceis de serem realizados. Essa trajetória mudou e, desde 2010, as produções se diversificam. Mas curta-metragem é uma das principais formas de expressão cinematográfica no estado e continuaremos prestigiando”, salienta.

Outro destaque para este ano será a inserção de uma categoria especificamente voltada a produções com temáticas relativas ao meio ambiente.

“Será uma categoria para premiar filmes voltados a temas ambientais. Nunca tivemos essa categoria e agora vamos prestigiar um assunto tão relevante socialmente”, acentua o professor.

Homenagens

A jornalista Maria do Rosário Caetano será homenageada nos 15 anos do Fest Aruanda. Autora de obras como “Marlene França: do sertão da Bahia ao Clã Matarazzo” e “Alguma solidão e muitas histórias: a trajetória de um cineasta brasileiro – João Batista de Andrade”, a jornalista mineira esteve presente em todas as edições do festival, desde 2005.

“É a madrinha do Fest Aruanda. Desde o começo nos prestigiou, fez curadoria e sempre a mediação dos longas-metragens”, reconhece Lúcio Vilar.

Também haverá homenagens aos 90 anos do cineasta Linduarte Noronha e para os 60 anos de seu curta-metragem “Aruanda”.

O Festival lançou nesta semana vídeo, veiculado pela TV Cabo Branco, para comemorar a última edição e marcar o início dos trabalhos do Festival de 2020.

Ascom/UFPB