Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Festival Cultural da China tem início em João Pessoa e encanta o público
conteúdo

Notícias

Festival Cultural da China tem início em João Pessoa e encanta o público

publicado: 03/02/2023 23h40, última modificação: 03/02/2023 23h42
Realizado pela UFPB o evento segue nos dias 04 e 05 de fevereiro, na Usina Cultural Energisa, com entrada gratuita

Foto: Aline Lins

Na noite desta sexta-feira (03), o Teatro Pedra do Reino, na capital paraibana, foi palco de um espetáculo que demonstrou parte da riqueza cultural da China e do Brasil, sobretudo da Paraíba. A abertura do 1º Festival Cultura da China, evento pioneiro no Nordeste do Brasil realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Governo do Estado, deu início à programação do evento com apresentações de canto, música e dança que encantaram o público presente.

No hall de entrada do teatro, o público foi recepcionado pela alegria do forró e dos músicos e dançarinos do grupo Eita de Projeções Folclóricas, que realizou apresentações de danças de várias regiões do país, e chamou o público para dançar forró e ciranda.

Depois disso a solenidade teve início com a mesa de abertura composta pela Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI-UFPB), Profa. Ana Berenice Martorelli; pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia; a Cônsul-Geral da China em Recife, Yan Yuqing; o Vice-Consul da China He Yongwei; o Vice-Governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; o Secretário Estadual de Planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, e a Reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Marinho, e o Presidente da Cinep Rômulo Polari.

O Reitor da UFPB abriu os discursos saudando toda a mesa de honra e disse esperar que a parceria China-Brasil e que a relação entre China, Paraíba, UFPB e Universidades chinesas se fortaleçam cada vez mais. O Reitor citou algumas das atividades que serão realizadas ainda nos dias 03 e 04 durante o evento, convidando todo o público presente a participar.

“Uma maravilha de oportunidades para que tenhamos uma imersão ainda maior nessa cultura que nós já conhecemos mas que cada dia mais se impõe no cenário não só paraibano, mas mundial. Também vamos oferecer à China a possibilidade de conhecer algo mais, não somente sobre nossa cultura mas, também, possibilidade de ensino, realização de pesquisa e cooperação em diversas áreas”, disse Prof. Valdiney Gouveia.

O Vice-Governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, destacou que o evento é especial para fortalecer a relação entre a Paraíba e a China, com troca cultural e diálogos comerciais de fortalecimento e desenvolvimento, e parabenizou as universidades da Paraíba.

A Cônsul-Geral da China agradeceu às instituições e grupos que apoiaram a realização do Festival Cultural da China que fizeram com que as celebrações do Festival da Primavera esteja acontecendo do Estado pela primeira vez, fazendo com que os cidadãos paraibanos possam compartilhar a alegria das celebrações do ano novo Chinês e sentir na pele a cultura do país.

“A China deseja demonstrar aos amigos brasileiros sua esplêndida civilização e sabedoria de 5 mil anos, promover intercâmbio e cooperação entre pessoas. Sobre a parceria estratégica entre China e Brasil, a cooperação com o estado da Paraíba alcançou resultados gratificantes em vários campos. A UFPB, por exemplo, inaugurou o primeiro curso online de Mandarim do Brasil e realizou cooperação com o curso de Direito, além disso várias universidades da Paraíba assinaram um memorando de entendimento com a Huawei”, disse a Consul-Geral.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como o Secretário Estadual de Cultura Damião Ramos, a Vice-Reitora da UFPB Liana Filgueira, além de Pró-Reitores. O Secretário Estadual de Cultura, Damião Ramos, destacou a importância do evento realizado pela UFPB e Governo do Estado. De acordo com ele, a cultura se configura como a principal linguagem entre as nações, de comunicação e troca de valores.

“No momento em que se pensa num intercâmbio político, financeiro, econômico a grande linguagem sobrejacente é a cultura, e nesse encontro é exatamente esse aspecto que está predominando, a integração entre a cultura nordestina e chinesa, nesse evento tão bonito”, afirmou o Secretário.

Após os discursos, um cortejo tomou conta dos espaços do Teatro Pedra do Reino, o Grupo Aruenda da Saudade percorreu o teatro trazendo os trajes, canto e músicas típicas da manifestação cultural de origem africana.

Na sequência, grandes leões vermelhos levados por artistas da Associação da Comunidade Chinesa no Recife adentraram ao teatro, acompanhados de uma animada música instrumental com tambores e gongos. O público presente conferiu de perto uma das principais manifestações culturais Chinesas, ponto alto da comemoração do Ano Novo Chinês, que neste ano deu-se em meados de janeiro, com o início do ano do Coelho.

A pianista chinesa Nan Qi, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abrilhantou a noite acompanhada do pianista Durval Cesetti, do tenor Kaio Morais e do trombonista Gilvando Pereira, na apresentação de 05 peças musicais chinesas; com execução de duas peças em piano a 04 mãos, tenor solo e piano, além de uma peça em trombone e piano.

Dando sequência à arte musical chinesa, a Orquestra Criança Cidadã de Recife apresentou a tradicional música “No campo da esperança”, com arranjo de Nilson Lopes.

E para encerrar a noite, a cultura paraibana novamente tomou o palco, com uma homenagem a Jackson do Pandeiro, um dos maiores nomes da cultura popular nordestina, na apresentação da Ópera do Pandeiro e de Ely Porto. O espetáculo também contou com a presença de Isaías Vicente, sósia de Jackson do Pandeiro.

O evento continua

O 1º Festival Cultural da China prossegue neste final de semana, nos dias 04 e 05, na Usina Cultural Energisa, com entrada gratuita. A programação tem início às 8h e segue até às 20h no sábado e às 18h no domingo.

Serão realizadas atividades para público de todas as idades como mesas redondas, exibição de filmes chineses, concursos culturais, contação de histórias, apresentação de coral cantando músicas chinesas, oficina e exibições de artes marciais, exposições de jogos chineses, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu; apresentações e demonstrações sobre a medicina oriental, entre outras atividades.

Também serão atrações a degustação de culinária chinesa e tendas temáticas de velas aromáticas e difusores, nós chineses, vasos e porcelanas, Fisioterapia, Horóscopo chinês, C-drama, Descobrindo o Mandarim, e Pinturas faciais e com lápis de cor para crianças.

A programação completa pode ser conferida na página do evento, ou pelo perfil do Instagram do Festival (@festivalculturaldachina).

 

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins e Elidiane Poquiviqui
Ascom UFPB