Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Festival Internacional de Música encanta o público na UFPB
conteúdo

Notícias

Festival Internacional de Música encanta o público na UFPB

publicado: 16/08/2022 10h54, última modificação: 16/08/2022 11h06
Evento, que terá concerto nesta terça-feira (16), segue até 20 de agosto, com entrada gratuita

Nesta terça-feira, 16 de agosto, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na  5ª Edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, acontecem as apresentações das flautistas Conceição Beck e Felícia Coelho, dos clarinetistas Arimatéia Veríssimo e Aynara Montenegro, dos pianistas Anderson Correia e Lucas Bojikian, da violinista Paula Bujes e do violoncelista Kalim Campos, além do grupo Brassil. 

O grupo Brassil é composto pelos trompetistas Ayrton Beck e Gláucio Xavier, o trompista Cisneiro Andrade, o Trombonista Sabiano Araújo de Oliveira e a tubista Iris Vieira. Este concerto contará com a ilustre abertura dos filósofos Marcone Pequeno e Gabriel Rezende.

A 5ª Edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB teve início na noite da última sexta-feira (12). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB. Com lotação completa, a Sala de Concertos Radegundis Feitosa foi palco do concerto de abertura, regido pelo maestro e violinista norte-americano Paul Chou, da Pennsylvania Sinfonia Orchestra. 

Em sua terceira participação no festival, o maestro conduziu a Orquestra Sinfônica da UFPB e atuou ainda como solista ao lado do violoncelista e professor da casa, Felipe Avellar, numa noite que incluiu obras da compositora paulista Catarina Domenici, do alemão Johannes Brahms e do compositor russo P. Tchaikovsky. 

O concerto de abertura contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, do diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Prof. Ulisses Carvalho, do coordenador do PPGM, Prof. Valério da Costa, além de professores e alunos da UFPB e das instituições convidadas e do público em geral. 

O Reitor destacou a relevância do festival, já consolidado na instituição. “A internacionalização da universidade é um elemento fundamental e o curso de música tem contribuído para isso, por meio do professor Felipe Avellar e outros tantos que têm trabalhado e elevado o nome da universidade”. Citando a presença, na abertura do festival, de um grupo de estudantes intercambistas da Suécia, o Prof. Valdiney salientou ainda a importância desta troca de experiências com instituições de outros países para o crescimento da UFPB. 

“É uma iniciativa super ousada, improvável, mas que tem dado certo todo ano, independente das circunstâncias”, enfatizou o coordenador do PPGM, Valério da Costa. Já o diretor do CCTA, Ulisses Carvalho, realçou a importância desse intercâmbio, com a presença de solistas internacionais, para a formação dos discentes da UFPB. 

Coordenador artístico do evento, o professor Felipe Avellar avaliou que o festival tem se mostrado, até então, um sucesso de público, com base nos comentários positivos sobre o nível artístico dos concertos. Com a proposta de criar um diálogo entre a música e a filosofia, a edição do festival conta com a presença de filósofos que, antes de cada concerto, apresentam palestras em conexão com o repertório da noite. “Todos ficaram muito encantados com essa interação da música e da filosofia. As pessoas passam a buscar as referências entre o repertório e o texto apresentado pelos filósofos”, contou Avellar. 

Nesta segunda-feira (15), o evento contou com a apresentação do pianista David Witten, tocando obras de Haydn, Copland, Chopin, Delibes e Bernstein.  

O festival segue até o próximo dia 20, com concertos e masterclasses abertas e participação de músicos convidados de instituições dos Estados Unidos, da China e de Taiwan. A entrada é gratuita. 

Acesse aqui a programação completa.

* * *
Ascom/UFPB com informações do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM)
Fotos: Aline Lins