Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Formulário on-line avalia comunicação da UFPB pelo Instagram
conteúdo

Notícias

Formulário on-line avalia comunicação da UFPB pelo Instagram

Questionário receberá contribuições até o dia 2 de setembro
publicado: 20/08/2020 18h11, última modificação: 20/08/2020 18h14
As informações levantadas pelo formulário ajudarão a melhorar ainda mais a identidade visual e os serviços prestados pela Ascom da UFPB por meio do Instagram, a fim de promover uma comunicação mais eficiente com as comunidades interna e externa. Crédito: Thiago Vieira

As informações levantadas pelo formulário ajudarão a melhorar ainda mais a identidade visual e os serviços prestados pela Ascom da UFPB por meio do Instagram, a fim de promover uma comunicação mais eficiente com as comunidades interna e externa. Crédito: Thiago Vieira

Formulário on-line desenvolvido pelo projeto “A UFPB mais perto de todos - comunicação através das redes sociais”, sob coordenação da professora do curso de Design, Angélica Acioly, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom), avalia a comunicação da UFPB pela rede social digital Instagram, que conta com mais de 40 mil seguidores.

O questionário receberá contribuições até o dia 2 de setembro. As respostas ajudarão a melhorar ainda mais a identidade visual e os serviços prestados pela Ascom da UFPB por meio do Instagram, a fim de promover uma comunicação mais eficiente com as comunidades interna e externa. 

“Esta é a primeira etapa do projeto. Posteriormente, sondagens semelhantes serão feitas a respeito dos perfis da federal paraibana no Facebook e no Twitter”, adianta o estudante de Design da UFPB, Thiago Vieira, que participa da iniciativa. 

De acordo com o colaborador, com o advento das redes sociais, as instituições têm cada vez mais investido neste meio de comunicação como uma importante estratégia de aproximação do seu público-alvo, buscando, assim, um melhor relacionamento com seus clientes e, sobretudo, novas conexões. 

“Nas Instituições de Ensino Superior (IES), percebe-se que o uso das redes sociais como meio de comunicação, por um tempo, foi de interesse principalmente das privadas. Contudo, esse interesse tem sido ampliado no âmbito das públicas. Nesse sentido, diante do alcance que as redes sociais possuem atualmente, se faz necessário reconhecer que existe a necessidade de uma organização metódica para viabilizar a comunicação entre as instituições e a sociedade”, afirma Thiago Vieira. 

Segundo o estudante, é necessário organizar e planejar adequadamente as ações por estes canais, tanto no aspecto de conteúdo quanto no de visual, com o intuito de tornar a comunicação eficaz e satisfatória para o público-alvo. 

Para isso, serão elencados e analisados os aspectos relacionados à comunicação visual de redes sociais da UFPB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, serão averiguados aspectos relacionados à comunicação visual das redes sociais da UFPB, fluxo de informação e o perfil do seu público-alvo. 

“Também iremos pesquisar a comunicação percebida pelo interlocutor das redes sociais da UFPB, levantar o potencial desse público-alvo, estabelecer diretrizes de projeto gráfico e projetar um padrão gráfico para as redes sociais da UFPB”, finaliza Thiago Vieira . 

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB