Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fórum Internacional homenageia engenheiro sanitarista da Paraíba
conteúdo

Notícias

Fórum Internacional homenageia engenheiro sanitarista da Paraíba

publicado: 13/06/2019 11h43, última modificação: 13/06/2019 12h33

O “10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”, durante sessão de abertura realizada terça-feira (11), às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, prestou homenagem póstuma ao engenheiro sanitarista Edmilson Fonseca, falecido em agosto de 2016.

Membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e ex-presidente da ABES Seção Paraíba, Edmilson foi Mestre em Saúde Pública, pela Fiocruz, participando de vários cursos na área de engenharia sanitária, onde na Fundação Serviços de Saúde (FSESP) contribui para o avanço do sistema de saneamento básico do Brasil como sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, de limpeza pública e drenagem.

Foi Superintendente da SUDEMA, Diretor Presidente dos Serviços de Transportes Urbanos da Paraíba, Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde de Estado, Diretor Geral do Instituto de Previdência do Estado, Chefe de Gabinete da Vice-Governadoria do Estado.

Coube ao engenheiro Ronaldo Gadelha fazer as honras ao homenageado com a presença de familiares e amigos.

Realizado pela primeira vez no Nordeste em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB), o “10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos” termina nesta sexta-feira (14).

O 10º FIRS consolida-se como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

A palestra de abertura do fórum tratando sobre “Resíduos sólidos no contexto da responsabilidade pré e pós-consumo desafios da sociedade”, foi proferida pelo professor-doutor Mário Augusto Tavares Russo, da Universidade de Coimbra (Portugal).   

As temáticas desta quarta-feira (12) trouxeram uma abordagem dos principais desafios do pré-consumo, bem como instrumentos como a Educação Ambiental, Ecologia Industrial, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular, dentro da evolução cronológica e filosófica da sustentabilidade, conceitos, princípios e aplicabilidade de cada um destes pontos. Na ocasião foi discutido também o papel das universidades na formação de profissionais em educação ambiental, bem como, os desafios e oportunidades dos municípios para o consumo consciente.

O foco desta quinta-feira (13) será abordagem dos principais desafios do pós-consumo, entre eles tecnologias para tratamento, reaproveitamento, recuperação energética de resíduos e disposição final de rejeito, cenários dos diversos tipos de resíduos, o impacto destes nos mares, rios e na água de beber, discussão sobre os desafios e oportunidades.

Já a programação do último dia do evento tratará das experiências bem sucedidas na gestão dos resíduos, do papel relevante dos catadores de materiais recicláveis, da contribuição dos núcleos de pesquisa e apresentará os melhores trabalhos científicos selecionados para publicação nos Anais do 10º FIRS.

Mais informações na Secretaria da PRAC/UFPB ou pelo telefone: (83) 3216-7990.

 

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral