Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > França aprova criação de Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabilidade liderado pelo Campus IV da UFPB e IRD/ESPACE DEV
conteúdo

Notícias

França aprova criação de Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabilidade liderado pelo Campus IV da UFPB e IRD/ESPACE DEV

publicado: 15/12/2022 18h29, última modificação: 15/12/2022 18h29
LMI IDEAL aplicará inteligência artificial e big data, combinados com pesquisa participativa, na busca pela sustentabilidade em territórios socialmente vulneráveis e ambientalmente degradados no Nordeste brasileiro

Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), órgão vinculado ao Ministério para Europa e Relações Exteriores e ao Ministério da Educação Superior e Pesquisa da França, anunciou a aprovação da proposta de criação do Laboratório Misto Internacional IDEAL – artificial Intelligence, Data analytics and Earth observation Applied to SustAinability Lab. O LMI IDEAL iniciará suas atividades a partir de 2023 e congregará pesquisadores de 11 instituições brasileiras e francesas, entre universidades e centros de pesquisa, além de contar com a colaboração de dois INCTs - Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. O LMI será co-coordenado pelo prof. Rafael L. G. Raimundo, do Campus IV da UFPB em Rio Tinto-PB, e pela Dra. Laure Berti-Equille, da Unidade Mista de Pesquisa ESPACE DEV, sediada em Montpellier.


Apresentação da proposta do LMI na Embaixada da França em Brasília realizada em maio de 2022. Foto: Héloïse Benoit/IRD Brasil.

 

Objetivos e abordagem: Ciência Aberta, pesquisa participativa e governança para a coviabilidade socioecológica

A proposta do LMI IDEAL foi construída com base no conceito-paradigma de coviabilidade socioecológica, que se refere às múltiplas formas de coexistência persistente, funcional e justa entre humanos e não-humanos. Essa perspectiva da coviabilidade evidencia o caráter transdisciplinar do LMI que, frente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, busca conciliar a conservação e restauração dos ecossistemas com a inclusão social e a inovação produtiva no Nordeste do Brasil. O LMI IDEAL propõe linhas de pesquisa que incluem:

  • a compreensão, proteção e valorização da agrobiodiversidade e do conhecimento tradicional;

  • a otimização das conectividades e potencialidades biológicas, hídricas e socioprodutivas nas escalas local e regional;

  • o monitoramento de indicadores ecossistêmicos e socioeconômicos da transformação dos territórios;

  • a aprendizagem social via experimentação e aplicações da ciência de dados e inteligência artificial;

  • o desenvolvimento de abordagens de rede para apoiar a governança voltada à promoção da resiliência socioecológica;

  • a promoção da participação social na tomada de decisões baseadas em ciência.

Metodologicamente, o LMI IDEAL combinará inteligência artificial com a integração de grandes conjuntos de dados (big data) para potencializar a pesquisa participativa. Essas abordagens estão alinhadas com princípios filosóficos, tecnológicos e éticos da Ciência Aberta, que definem tendências centrais para a pesquisa no século XXI – particularmente, os princípios FAIR e CARE.

Estudos de caso: coviabilidade socioecológica em territórios do interior do Nordeste brasileiro

A rede de pesquisa do LMI IDEAL foi proposta em torno de quatro estudos de caso, cujos contextos estão brevemente descritos a seguir.

Paraíba. O estudo de caso da Paraíba estará focado no litoral norte do estado e se insere no contexto do debate sobre a necessidade, em longo prazo, de viabilizarmos um corredor ecológico conectando alguns dos principais remanescentes de Floresta Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco. Nesse contexto, o LMI irá realizar diagnósticos participativos e modelagem de cenários de transição socioecológica em comunidades que têm vocação agroecológica e podem se tornar as “sementes” desse corredor, promovendo a coviabilidade ao combinar conservação e restauração da biodiversidade e a inclusão socioprodutiva.

Ceará. O estudo de caso do Ceará será liderado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e se focará na aplicação da inteligência de dados para governança de recursos hídricos na Caatinga. Assim, esse estudo de caso promoverá a gestão participativa da água associada a estratégias de sustentabilidade em territórios rurais nos municípios de Quixeramobim, Milhã, e Piquet Carneiro.

 Rio Grande do Norte. O estudo de caso do Rio Grande do Norte será liderado pela UFRN no contexto de um projeto estabelecido na região da Floresta Nacional de Açu, o qual ganhou reconhecimento internacional por ter desenvolvido um método inovador para restauração da vegetação da caatinga. Nesse contexto, odesenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade da Caatinga é uma oportunidade para a inclusão de grupos socialmente vulneráveis. Esse estudo de caso, portanto, promoverá pesquisas apoiando a inclusão social via desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade em áreas de restauração ecológica.

Pernambuco. O estudo de caso pernambucano se focará na região do Parque Nacional do Catimbau, onde o consumo de içás (rainhas de formigas saúvas) permanece sendo uma tradição importante para as comunidades locais. Entretanto, o crescimento da agricultura convencional e o uso de pesticidas geram um conflito entre o consumo tradicional das saúvas e a visão dessa espécie como praga agrícola. Esse estudo de caso irá propor pesquisas etnobiológicas, antropológicas e ecológicas visando a compreensão da dinâmica social associada ao consumo de içás nessa região e a busca por soluções agroecológicas para a coviabilidade nesse contexto.

Instituições participantes

Brasil:

  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB (instituição colíder)

  • Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

  • Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI-USP

  • Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – CEMAVE/ICMBio;

  • GBIF Brasil – nó brasileiro da Global Biodiversity Information Facility

  • INCT OndaCBC, sediado na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

  • INCT Odisseia, sediado na Universidade de Brasília – UnB

França:

  • UMR ESPACE DEV – Observação Espacial, Modelos e Ciência Acionável (instituição colíder),

  • UMR PALOC – Patrimônios Locais, Ambiente e Globalização

  • UMR IMBE – Instituto Mediterrâneo de Biodiversidade e Ecologia

  • UMR UMMISCO – Modelagem Matemática e Computacional de Sistemas Complexos

  • GBIF France – nó francês da Global Biodiversity Information Facility

Inserção na rede de cooperação científica franco-brasileira no Nordeste brasileiro

O LMI IDEAL será a mais nova adição a uma bem estabelecida rede de cooperação científica franco-brasileira apoiada pelo IRD no Nordeste brasileiro, onde o órgão atua desde o final da década de 1960. Essa rede cooperativa atualmente abrange vários projetos, programas e instituições, tais como, por exemplo: a rede ARID, da qual participa a FUNCEME e está focada nos recursos hídricos de regiões semiáridas e seus usos; ações relacionadas à missão espacial Surface Water Ocean Topography (SWOT); o Laboratório Misto Internacional Tapioca – Tropical Atlantic Interdisciplinary Laboratory on Physical, Biogeochemical, Ecological and Human Dynamics; o JEAI Tabasco – Tropical Atlantic Brazil Seabird Ecology; e o INCT OndaCBC – Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga, dentre outros.

* * *
Com informações do CCAE/UFPB