Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Galeria da UFPB promove exposição e crítica de arte em plataformas digitais
conteúdo

Notícias

Galeria da UFPB promove exposição e crítica de arte em plataformas digitais

Ações on-line visam fortalecer arte paraibana e intercâmbio entre público, artistas e pesquisadores
publicado: 01/07/2020 20h37, última modificação: 10/07/2020 14h44
No perfil do Instagram, a galeria compartilha processos poéticos e conversas entre artistas e pesquisadores das artes visuais. Crédito: Instagram/Reprodução

No perfil do Instagram, a galeria compartilha processos poéticos e conversas entre artistas e pesquisadores das artes visuais. Crédito: Instagram/Reprodução

A Galeria de Arte Lavandeira, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, disponibiliza programação regular durante a quarentena. A iniciativa conta com exposição artística e textos de crítica de arte em redes sociais.

Desde fevereiro, o público conta com a exposição “Entre cânones e desvios: mulheres na Pinacoteca da UFPB”, que apresenta parte do acervo feminino da instituição. Com a pandemia de Covid-19, houve a ativação dos perfis no Instagram e Medium (plataforma digital para publicação de textos).

“A equipe da Galeria Lavandeira tem realizado entrevistas com especialistas das artes visuais e museologia, envolvendo questões acerca do papel das galerias, museus e universidades. Desenvolvemos uma exposição virtual onde exibimos vídeo-performances.  Os conteúdos são atualizados periodicamente”, destaca o estudante Walter Arcela, que atua no setor de divulgação da Lavanderia.

Segundo Walter, o espaço de arte da UFPB busca, com as ações digitais, fortalecer a arte da Paraíba e o intercâmbio entre “a juventude fazedora de arte, sem perder o afeto e a solidariedade de vista”. Nesse sentido, o estudante destaca que o espaço na plataforma Medium será destinado à produção de crítica de arte elaborada pela comunidade universitária.

Já no perfil do Instagram, a galeria organizou duas categorias de teleconferências: “Encontros em poéticas”, para o compartilhamento dos processos poéticos e conversas entre artistas, e “Encontros em pesquisa”, no qual a equipe da Lavanderia recebe pesquisadores das artes visuais e dialoga sobre as pesquisas na área.

“O foco está centrado na produção emergente, prioritariamente universitária, com perfil no intercâmbio entre cursos de artes. A galeria Lavandeira funciona como um laboratório dos cursos do Departamento de Artes Visuais, onde os alunos não só expõem a sua produção, como serve de espaço para o ensino prático de montagem e curadoria”, destaca o professor Gabriel Bechara Filho, que coordenou o setor. Atualmente, a professora Carmem Silva Maia é quem atua como coordenadora da galeria. Mais ações do espaço de arte da UFPB podem ser conferidas no perfil do Facebook.

* * *
Reportagem: Com informações da Ascom/Galeria Lavanderia e Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB