Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Genival Lacerda será homenageado no IV Encontro Nacional de Forrozeiros

Genival Lacerda será homenageado no IV Encontro Nacional de Forrozeiros

publicado: 02/12/2021 17h38, última modificação: 02/12/2021 17h39
Nuplar da UFPB recebe inscrições para trabalho voluntário durante o evento

Foto: Divulgação

A Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), entre os dias 13 e 17 de dezembro, realizará, simultaneamente, em João Pessoa, o IV Encontro Nacional de Forrozeiros, no Espaço Cultural José Lins do Rego, e o III Fórum Nacional do Forró Raiz, na Usina Cultural Energisa. Os eventos têm apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da UFPB (Nuplar/UFPB), lançou chamada para voluntários que desejem auxiliar na realização dos eventos.

Os interessados em ser voluntários devem se inscrever por meio de formulário eletrônico, informando no ato da inscrição os dias e horários disponíveis. Poderão atuar em atividades como recepção, credenciamento, controle de presença, entrega de material, acompanhamento de artistas, controle de entradas, auxiliar nos camarins, o cerimonial e a equipe de produção. Os voluntários terão direito a certificação como colaboradores, conforme a carga horária realizada.

Durante os eventos serão debatidos os principais temas da comunidade forrozeira, além de discutir políticas públicas para preservar o Forró Tradicional. Ao longo da programação, será prestada uma homenagem ao forrozeiro Genival Lacerda, que faleceu vítima da Covid-19 em janeiro deste ano. Também haverá a entrega de certificados a personalidades, a entrega do Troféu do Encontro Nacional dos Forrozeiros e a divulgação da próxima cidade que sediará o evento.

Segundo Henrique Sampaio, integrante do Nuplar/UFPB, o Encontro Nacional de Forrozeiros é um dos maiores eventos de forró de raiz do país e o ponto alto do evento será o anúncio do título das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro. A proposta foi apresentada em 2011 pela Associação Balaio Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba e recebeu o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado.

Os eventos, que acontecem de forma híbrida, receberão caravanas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, e serão transmitidos ao vivo pelo canal do Balaio Nordeste no YouTube, pela TV Câmara e pela TV Assembleia.

Os eventos contarão com a presença de artistas nacionais e internacionais. A organização dos eventos já anunciou em sua conta no Instagram as presenças de Eloisa Olinto, da dupla Socorro e Mazé, e de Pedrinho Sanfoneiro. No período de retomada das atividades culturais na Paraíba, este é o primeiro evento com público presente promovido pela Associação Cultural Balaio Nordeste. Todas as atividades presenciais seguirão as normas de prevenção à Covid-19 divulgadas pelos órgãos de saúde, sendo exigido na entrada o cartão de vacinação com as duas doses da vacina aplicadas.

Balaio Nordeste

A associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) é uma entidade cultural sem fins lucrativos que promove e organiza eventos culturais, de lazer e entretenimento, com o intuito de divulgar e preservar a Cultura Popular, uma das bases do turismo local, valorizando a produção artística brasileira, principalmente a nordestina.

O evento é realizado pelo Fórum Nacional Forró de Raiz e pela Associação Cultural Balaio Nordeste, patrocinado pela Energisa e pelo Governo do Estado da Paraíba. É copatrocinado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Rádio Tabajara, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da UFPB (Nuplar), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, da Associação Respeita Januário e da Usina Cultural Energisa.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins