Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Gestão de documentos no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB é destaque no país
conteúdo

Notícias

Gestão de documentos no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB é destaque no país

Livro reúne 14 experiências exitosas em instituições de Ensino Superior brasileiras
publicado: 12/08/2020 20h05, última modificação: 13/08/2020 15h32
Arquivo do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, gerenciado pelo arquivista Pedro Felipy Cunha da Silva desde 2018, reúne acervo histórico do primeiro curso de Direito da Paraíba. Crédito: Arquivo CCJ

Arquivo do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, gerenciado pelo arquivista Pedro Felipy Cunha da Silva desde 2018, reúne acervo histórico do primeiro curso de Direito da Paraíba. Crédito: Arquivo CCJ

O trabalho de gestão arquivística realizado no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é tema de um capítulo do livro "Experiências exitosas em Gestão, Preservação, Descrição e Difusão de Documentos Arquivísticos em Instituições Federais de Ensino". 

Intitulado "O impacto do diagnóstico documental na Gestão de Documentos do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba", o texto é um relato de experiência do arquivista do CCJ da UFPB, Pedro Felipy Cunha da Silva. 

De acordo com o arquivista, o diagnóstico documental é o primeiro passo para o trabalho de gestão arquivística realizado em instituições e organizações. O objetivo da ação no Centro de Ensino da UFPB se caracteriza pela busca em otimizar a produção, tramitação, utilização, avaliação e arquivamento de documentos. 

“O intuito é que a documentação seja adequadamente destinada, no que concerne à eliminação ou guarda permanente. Com os documentos arquivados, que possam ser preservados e estejam acessíveis aos usuários a qualquer tempo”, explica. 

Pedro Cunha conta que as atividades do arquivo no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB foram iniciadas em 2018 e o setor reúne o acervo documental do primeiro curso de bacharelado em Direito da Paraíba. A formação jurídica se iniciou no estado em 1949, com a criação da Faculdade de Direito da Paraíba, que, em 1955, foi agregada à Universidade da Paraíba. 

No ano de 1960, a Universidade da Paraíba transformou-se em Universidade Federal da Paraíba e o curso de Direito, em 1973, passou a fazer parte do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Há mais de 30 anos, a partir de 1988, a formação jurídica abrange o atual Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB. 

“Foram visitados os três prédios onde são realizadas atividades do CCJ, sendo dois em João Pessoa e um na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana da capital paraibana. Foi possível identificar quatro espaços destinados à guarda de documentos sem acesso frequente, denominados depósitos de massa documental acumulada, e 15 espaços de guarda de documentos com acesso regular, chamados arquivos setoriais correntes”, diz o arquivista.

No estudo realizado por Pedro Cunha, verificou-se que o volume total do acervo do Centro de Ensino da UFPB foi calculado em 400 metros lineares de documentos arquivísticos. Foram 250 metros nos depósitos de massa documental acumulada e 150 nos arquivos setoriais correntes. 

“Embora existam documentos acumulados desde 1949, um acervo com mais de 70 anos, a sensibilização acerca da importância da gestão arquivística foi iniciada em fevereiro de 2018, quando houve a lotação do primeiro arquivista do CCJ. Após um ano, já foi possível perceber mudanças importantes no que se refere à gestão arquivística, mas ainda há muito a ser feito”, revela. 

A publicação do trabalho do arquivista da UFPB faz parte de 14 experiências de diferentes instituições de Ensino Superior brasileiras sobre o planejamento e a aplicação do instrumento de gestão documental. 

Para Pedro, as experiências relatadas possibilitam a compreensão das diferentes demandas institucionais relacionadas aos arquivos e à visualização de práticas para estimular o desenvolvimento de políticas e ações de governança arquivística. 

“A participação da UFPB no livro demonstra a qualidade do trabalho de gestão arquivística realizado no CCJ, mesmo diante das adversidades e ainda com muitos desafios a serem superados. Os trabalhos recebidos foram compilados utilizando critérios de representação das cinco regiões do país”, destaca. 

A obra é uma coletânea organizada pelos professores Thayron Rodrigues Rangel, especialista técnico da Coordenação de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, e Juliana Ricarte Ferraro, diretora de Gestão Documental da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui prefácio de José Maria Jardim, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e considerado um dos principais autores da literatura arquivística brasileira. 

“Os organizadores idealizaram a obra durante o 8º Congresso Nacional de Arquivologia, realizado no ano de 2018, em João Pessoa. A intenção foi reunir experiências dos arquivos das universidades e institutos federais do país em uma publicação”, conclui o arquivista da UFPB. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB