Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Gestores e pesquisadores da UFPB, IFPB e Cinep estudam parceria voltada a Projeto de Recifes Artificiais Marinhos

publicado: 04/08/2022 19h41, última modificação: 04/08/2022 23h01
Reunião aconteceu no prédio da Reitoria da UFPB e também buscou fortalecer a parceria entre as instituições

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) estão discutindo a possibilidade de parcerias para um projeto de Recifes Artificiais Marinhos. Durante uma reunião entre gestores e pesquisadores das instituições nesta terça-feira (03), no prédio da Reitoria da UFPB, o projeto foi apresentado e discutido.

Em seguida, o presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, professor Sandro Marden, conduziu os participantes em visitas aos laboratórios da UFPB, entre os quais o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem), no Centro de Tecnologia (CT). O encontro buscou fortalecer a parceria entre as instituições.

“Ações dessa natureza fortalecem a importância do engajamento do acervo intelectual e infraestrutura das instituições federais em demandas de impacto para o desenvolvimento econômico regional, com forte subsídio científico e com impacto na sustentabilidade”, explicou o Prof. Sandro Marden.

Além do professor Sandro Marden, a UFPB foi representada no encontro pelo Pró-reitor de Planejamento, Paulo de Tarso Costa Henriques; pelo Pró-reitor de Pesquisa, Valdir Braga, e pelos professores e pesquisadores Marçal Rosas, Marcos Santana e Alexsandro Santos. Também esteve presente a pesquisadora Karina Massei, da UFPB.

O IFPB foi representado pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa; pelo diretor da NEO IFPB Agência de Inovação Daniel de Macedo Soares; Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira e pelos professores e pesquisadores Claúdio Dybas da Natividade, Marcéu Oliveira Adissi, do IFPB Campus Cabedelo Centro, e Andressa Vieira, do IFPB Campus Cabedelo.

De acordo com o IFPB, o professor Cláudio Dybas, do Campus Cabedelo Centro, conta com vasta experiência de dez anos em projeto similar realizado no Paraná, demonstrando sua importância dos recifes artificiais marinhos para a recuperação da biodiversidade, para o turismo dentre outros impactos positivos.

Da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, participaram Rômulo Soares Polari Filho e a jornalista Alessandra Lostra.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia