Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Governador da Paraíba destaca importância de parcerias com universidades em lançamento de Parque Tecnológico
conteúdo

Notícias

Governador da Paraíba destaca importância de parcerias com universidades em lançamento de Parque Tecnológico

Iniciativa visa desenvolver pesquisa e tecnologia para impulsionar economia paraibana
publicado: 15/01/2021 16h10, última modificação: 17/01/2021 11h03
Exibir carrossel de imagens Tarcísio Ferreira (Presidente do Comitê Gestor do Polo Paraíba Digital), Liana Filgueira (Vice-Reitora da UFPB), Euler Macedo (Diretor do CEAR/UFPB). Foto: Divulgação

Tarcísio Ferreira (Presidente do Comitê Gestor do Polo Paraíba Digital), Liana Filgueira (Vice-Reitora da UFPB), Euler Macedo (Diretor do CEAR/UFPB). Foto: Divulgação

Parceria com as universidades para intercâmbio e produção de pesquisas. Este foi um dos destaques da fala do governador da Paraíba João Azevêdo, nesta sexta-feira (15), durante a solenidade de lançamento do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

O lançamento aconteceu no prédio onde funcionará o Parque Tecnológico, no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, na Praça Dom Ulrico, no Centro Histórico de João Pessoa. A iniciativa visa desenvolver a pesquisa e tecnologia para impulsionar a economia paraibana.

O evento contou com as presenças do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, da vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) profa. Liana Filgueira, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba Cláudio Furtado, da secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa profa. Margareth Diniz, do presidente do Comitê Gestor do Polo Paraíba Digital Tarcísio Ferreira Grilo Júnior, entre outros.

Da UFPB, também prestigiaram a solenidade os professores Euler Macedo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – CEAR, e Lucídio Cabral, diretor do Centro de Informática – CI. Conforme a vice-reitora Liana Filgueira, a atual gestão da UFPB é alinhada com a anterior, no aspecto de buscar o desenvolvimento científico e tecnológico, justo e eficiente para a instituição e para o estado da Paraíba.

O governador João Azevêdo informou que o investimento com recursos próprios do Estado é na ordem de R$ 20 milhões. O prédio histórico que abriga o Parque Tecnológico foi fundado em 1847 e o terreno possui 16.948 metros quadrados. Além de abrigar os pesquisadores e empresas de tecnologia, terá uma praça de alimentação, um espaço café, uma área de descompressão e um auditório. A ocupação do prédio do século XIX também é uma ação de revitalização do Centro Histórico.

“As universidades serão bem-vindas e o espaço está aberto para pesquisas e inovação. Isso aqui não é um espaço só do governo, esperamos as universidades para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia estimulando o emprego e renda para a Paraíba” concluiu o governador.

* * *
Reportagem: Rogério Almeida