Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Governador da Paraíba destaca importância de parcerias com universidades em lançamento de Parque Tecnológico

Iniciativa visa desenvolver pesquisa e tecnologia para impulsionar economia paraibana
publicado: 15/01/2021 16h10, última modificação: 17/01/2021 11h03
Exibir carrossel de imagens Tarcísio Ferreira (Presidente do Comitê Gestor do Polo Paraíba Digital), Liana Filgueira (Vice-Reitora da UFPB), Euler Macedo (Diretor do CEAR/UFPB). Foto: Divulgação

Parceria com as universidades para intercâmbio e produção de pesquisas. Este foi um dos destaques da fala do governador da Paraíba João Azevêdo, nesta sexta-feira (15), durante a solenidade de lançamento do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação.

O lançamento aconteceu no prédio onde funcionará o Parque Tecnológico, no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, na Praça Dom Ulrico, no Centro Histórico de João Pessoa. A iniciativa visa desenvolver a pesquisa e tecnologia para impulsionar a economia paraibana.

O evento contou com as presenças do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, da vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) profa. Liana Filgueira, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba Cláudio Furtado, da secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa profa. Margareth Diniz, do presidente do Comitê Gestor do Polo Paraíba Digital Tarcísio Ferreira Grilo Júnior, entre outros.

Da UFPB, também prestigiaram a solenidade os professores Euler Macedo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – CEAR, e Lucídio Cabral, diretor do Centro de Informática – CI. Conforme a vice-reitora Liana Filgueira, a atual gestão da UFPB é alinhada com a anterior, no aspecto de buscar o desenvolvimento científico e tecnológico, justo e eficiente para a instituição e para o estado da Paraíba.

O governador João Azevêdo informou que o investimento com recursos próprios do Estado é na ordem de R$ 20 milhões. O prédio histórico que abriga o Parque Tecnológico foi fundado em 1847 e o terreno possui 16.948 metros quadrados. Além de abrigar os pesquisadores e empresas de tecnologia, terá uma praça de alimentação, um espaço café, uma área de descompressão e um auditório. A ocupação do prédio do século XIX também é uma ação de revitalização do Centro Histórico.

“As universidades serão bem-vindas e o espaço está aberto para pesquisas e inovação. Isso aqui não é um espaço só do governo, esperamos as universidades para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia estimulando o emprego e renda para a Paraíba” concluiu o governador.

Reportagem: Rogério Almeida