Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Governo do Estado firma parcerias com UFPB e com outras instituições de ensino superior para investimentos em ações de sustentabilidade
conteúdo

Notícias

Governo do Estado firma parcerias com UFPB e com outras instituições de ensino superior para investimentos em ações de sustentabilidade

publicado: 07/06/2023 10h39, última modificação: 07/06/2023 11h11
Reitor Valdiney Gouveia assinou protocolo de intenções visando a realização de ações voltadas ao meio ambiente

Foto: José Marques/Secom-PB

O governador João Azevêdo realizou, nesta terça-feira (6), no Parque Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, a abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente. Na ocasião, ele assinou protocolos de intenções com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) voltados para a democratização, orientação e implementação de ações voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade.  

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, assinou o protocolo de intenções celebrado por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). De acordo com o Reitor, essa é uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento do Estado, para inserir a Universidade em ações práticas de aplicação de conhecimento e estabelecer parcerias para que a Universidade execute o seu papel público, que é atender a demandas que são da comunidade e da sociedade em geral.  

O governador também autorizou investimentos de R$ 4,5 milhões destinados à criação da Linha de Crédito Empreender Solar voltada aos pequenos e microempreendedores para a aquisição de kits de energia renovável e entregou tablets e maquinetas com o sistema operacional da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para o Batalhão de Policiamento Ambiental.

  

Na ocasião, o governador João Azevêdo elencou diversas ações implementadas pela gestão para proteger o meio ambiente e garantir investimentos sustentáveis para o estado.  

“São projetos de apoio ao tratamento de resíduos sólidos, construção de galpões para a coleta seletiva, o replantio da mata ciliar do Rio Paraíba e a criação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Dentro do Consórcio Brasil Verde, a Paraíba coordena o bioma caatinga, ontem fomos contemplados com a criação do primeiro parque nacional no nosso estado, o Serra do Teixeira, uma importante ação de preservação e turismo sustentável, estamos atraindo mais investimentos em energias renováveis e vamos avançar muito nesse segmento”, acrescentou o gestor.  

A secretária de estado do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, enfatizou que a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente é uma demonstração do compromisso do governo com a área. “O estado é pioneiro no respeito à preservação ambiental, através do equilíbrio e da sustentabilidade. Nós teremos esta semana vários treinamentos e palestras e seguiremos trabalhando para continuarmos com um crescimento econômico e sustentável na Paraíba”, declarou.   

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, destacou o processo de modernização do órgão para fortalecer as fiscalizações no estado. “Nesse dia festivo em que celebramos a Semana Estadual do Meio Ambiente e o Parque Nacional da Serra do Teixeira, temos a satisfação de anunciar que estamos ampliando a informatização da Sudema, entregando tabletes e maquinetas para o Batalhão de Policiamento Ambiental para que os autos de infração sejam agilizados”, explicou.   

Estiveram presentes à solenidade, o vice-governador Lucas Ribeiro; o deputado federal Wilson Santiago; o deputado estadual Chió; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; prefeitos de diversas regiões do estado; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Lídia Moura (secretária da Mulher e da Diversidade Humana) e Roberto Paulino (secretário chefe do Governo).   

Semana Estadual do Meio Ambiente 

A programação que se estende até o dia 11 de junho prevê a realização de palestras, mesas redondas, distribuição e plantio de mudas, apresentação teatral, exposições e realização de trilhas em diversos municípios do estado. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. 

* * *
Texto: Secom-PB
Publicado por: Ascom UFPB
Fotos: José Marques