Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo da UFPB avalia situação dos trabalhadores da educação no Vale Mamanguape

Grupo da UFPB avalia situação dos trabalhadores da educação no Vale Mamanguape

As condições do segmento na pandemia devem nortear volta às aulas presenciais em 2021
publicado: 15/09/2020 21h04, última modificação: 15/09/2020 21h39
O questionário on-line deve ser preenchido até 25 de setembro. Dona Nilda Faustino, educadora potiguara, atua na aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição. Foto: Paulo Palhano

O Grupo de Estudos em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está realizando o diagnóstico da situação dos trabalhadores da educação no Vale Mamanguape, no Litoral Norte paraibano, por meio de formulário on-line.

As condições do segmento na pandemia do novo coronavírus devem nortear a volta às aulas presenciais em 2021. Batizado de "+ EDUCAÇÃO - COVID 19", o diagnóstico tem o intuito de averiguar o que pensam, onde estão e o que desejam aqueles que estão diretamente vinculados às escolas dos 12 municípios que integram a região.

O questionário on-line deve ser preenchido até 25 de setembro, por secretários de educação municipal, gestores e diretores de escolas, educadores, coordenadores pedagógicos, técnico-administrativos e servidores públicos de apoio, pertencentes às redes municipal, estadual, federal, particular e filantrópica. Os dados preenchidos serão mantidos em sigilo.

“A pandemia continua efetuando vítimas no Vale do Mamanguape. O número de óbitos voltou a subir, chegando a 107 casos de morte. Diante da incerteza, o diagnóstico trará o pensamento do segmento da educação”, afirma o professor da UFPB, Paulo Palhano, que coordena o grupo de estudos da federal paraibana e pesquisa do monitoramento da pandemia da Covid-19 na territorialidade do Vale do Mamanguape.

O docente reforça que uma coisa é certa: “não dá para haver o retorno sem que as escolas tenham recebido os equipamentos para garantir a higienização corporal, pias com água corrente próximas do portão da entrada na escolas, janelas abertas e ventiladores nas salas, distanciamento entre as carteiras e sinalização”.

Nesse sentido, de acordo com Paulo Palhano, o protocolo de biossegurança indica que cada estudante e educador recebam máscaras. “Os ônibus (os amarelinhos) devem ser higienizados antes e depois, a cada viagem, visando o translado do local de moradia até a escola. Todos precisam ser protegidos. E, na ocorrência de um único caso, a escola deve ser paralisada para ser higienizada”.

O Vale Mamanguape é composto pelos municípios de Mamanguape, Rio Tinto, Marcação, Baia da Traição, Mataraca, Itapororoca, Lagoa de Dentro, Pedro Regis, Itapororoca, Capim, Cuité de Mamanguape e Curral de Cima.

O diagnóstico tem o apoio das secretarias de educação do Valem Mamanguape, da 14ª Gerência Regional de Educação – GRE, em Mamanguape (PB) e de sindicatos da educação na região. Dúvidas devem ser consultadas pelo telefone (84) 99938.9314 ou através do e-mail ppalhano1@gmail.com

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB