Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de Dança da UFPB promove performance para lembrar vítimas da Covid-19
conteúdo

Notícias

Grupo de Dança da UFPB promove performance para lembrar vítimas da Covid-19

Exibição virtual coletiva começará no domingo (16) e seguirá ininterruptamente até a segunda (17)
publicado: 13/08/2020 21h56, última modificação: 13/08/2020 21h58
Apresentação reunirá 33 artistas de João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro para dançar ininterruptamente durante mais de 27 horas. Na foto, imagem-performance de Valéria Vicente, uma das artistas participantes. Foto: Valéria Vicente

Apresentação reunirá 33 artistas de João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro para dançar ininterruptamente durante mais de 27 horas. Na foto, imagem-performance de Valéria Vicente, uma das artistas participantes. Foto: Valéria Vicente

O grupo de pesquisa "Cosmover: Dança em Perspectivas Pluriepistêmicas", do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelas pesquisadoras Carolina Laranjeiras e Valéria Vicente, promoverá performance em honra e memória das mais de 100 mil vidas interrompidas pela Covid-19 no país.

A exibição virtual coletiva, intitulada "COVID-A: um segundo de dança por cada vida interrompida", começará no domingo (16) e seguirá até a segunda (17).

A apresentação reunirá 33 artistas de João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro para dançar ininterruptamente durante mais de 27 horas.

performance começará no dia 16 de agosto porque, nessa data, fará exatamente cinco meses do primeiro óbito registrado no Brasil pela Covid-19. A atuação terá início às 16h e será transmitida pelo site da iniciativa.

A ação seguirá pela noite, madrugada e continuará no dia 17 de agosto, "pela quantidade de segundos referente a quantidade de mortes contabilizadas até lá", diz a organização do evento.

A performance parte de um encontro artístico e afetivo mobilizado pela artista pernambucana Valéria Vicente, que reflete "sobre o contexto de descaso do governo brasileiro em relação as mais de 100 mil vítimas fatais da Covid-19 e as condições de resistência e de vulnerabilidade social impostas pela pandemia”, explica o texto de divulgação da proposta.

Participarão da performance os artistas Ailce Moreira, Alessandra Flores, Ângela Navarro, Ayleen Vaz, Bárbara Santos, Isabela Severi, Candice Didonet, Carolina Laranjeira e Pedro Silveira, Conrado Falbo, Drica Ayub, Elis Costa, Ewellyn Lima, Isaura Tupiniquim, Izzah Tribo, Kiran Gorki, Liana Gesteira, Líria Morays, Lua Ayres, Luk’s Gomez, Luciana Portela, Luna Dias, Marcondes Lima, Mariana Uchôa, Rafaella Lira, Silvinha Góes, Taína Veríssimo, Tânia Neiva, Thaismary Ribeiro, Valéria Vicente, Vant Vaz, Iara Sales e Flaira Ferro.

* * *
Reportagem: CCTA/UFPB | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB